Dia das Mães – Dados e insights para vender mais

Basta o mês de maio se aproximar para o comércio ser tomado por promoções. O Dia das Mães é uma das datas sazonais mais esperadas do ano, responsável por movimentar bilhões e com perspectivas de fazer os lojistas lucrarem ainda mais daqui para frente, principalmente quando falamos sobre o comércio digital.

Isso significa que o Dia das Mães é uma chance para empreendedores potencializarem suas vendas e adquirirem mais clientes. Decidimos ajudar você que está se preparando para aproveitar esse período sazonal. Vamos nessa!

> Qual a importância de preparar a loja para essa data?

As vantagens de aproveitar o período comemorativo do Dia das Mães vai muito além do faturamento em si. Boas campanhas em datas sazonais, como nesse caso, têm o poder de atrair mais pessoas para a base de contato das empresas. São potenciais clientes que se interessaram pelas ofertas da campanha e, por conta disso, interagem com a empresa, fornecendo dados importantes que podem ser usados para a construção de um relacionamento duradouro.

O momento para uma campanha de sucesso no seu e-commerce é bastante estratégico e marcado pela forte adesão do público-alvo. Em se tratando de lojas virtuais no segmento joalheiro, a conexão dos produtos com o dia das mães é bastante direta. Por isso, é importante planejar com antecedência. Como a jornada do seu cliente se conecta ao Dia das mães? É importante ir além do óbvio: ter uma mãe não é uma justificativa suficiente para o cliente comprar o seu produto.

> Dados e tendências para campanhas de marketing

- Toda mãe merece brilhar

As vendas não estão focadas apenas em flores e chocolates como lembrança para as mães, mas sim em todos os setores. E o segmento de joias e acessórios está entre os preferidos na hora de escolher o presente ideal para as mães.

- Mais compra no E-commerce

Além de preferirem fazer compras por meio do e-commerce por questões de preço e facilidade.  A maior parte das vendas nesse período são feitas via mobile. É fundamental ajustar o seu site e pensar na experiência dos usuários que o visitam por aparelhos celulares.Sempre pense em deixar os links fáceis de clicar, a tela inteira visível e textos de um tamanho que permitam a leitura fácil.

- Vendas do dia das mães de 2023

O e-commerce teve um crescimento de 11,8% com as vendas do Dia das Mães de 2023. Uma pesquisa feita pela Rakuten Advertising apontou que o ticket médio dos presentes para mães elevou-se em 25% em comparação com o ano de 2022.

Tendências para campanhas de marketing

Para o dia das mães 2024, elencamos 4 tendências: campanhas por influenciadoras maternas, conteúdo gerado pelos próprios usuários, responsabilidade social e omnicanalidade. Vamos falar sobre cada uma delas e como aplicá-las.

1. Influenciadoras Maternas

Estamos na era do marketing de influência. Por isso, colaborações com influenciadores que são mães podem significar uma estratégia poderosa para o Dia das Mães. Essas personalidades têm credibilidade e uma base de seguidores leais que confiam em suas recomendações, tornando-as eficazes para promover produtos e serviços relacionados a data.

2. Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)

Não são apenas os influenciadores que podem influenciar outros consumidores. Isso porque, incentivar os clientes a compartilharem suas próprias histórias, fotos e vídeos relacionados ao Dia das Mães pode gerar um conteúdo autêntico e envolvente. Aliás, nãoapenas cria uma conexão mais profunda com a marca, mas também amplia o alcance da campanha por meio do compartilhamento orgânico.

3. Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Cada vez mais consumidores estão valorizando marcas que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais. Por isso, incorporar esses elementos em suas campanha de Dia das Mães não apenas pode ressoar com esses valores, mas também pode atrair uma base de clientes mais consciente.

4. Omnicanalidade

Por fim, as campanhas do Dia das Mães devem ser integradas em diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, SMS, RCS, anúncios pagos, lojas físicas e websites. Uma abordagem omnicanal garante que as marcas alcancem os consumidores onde eles estão e assim, forneçam uma experiência consistente em todos os pontos de contato.

> Estratégias de vendas para o Dia das Mães

Algumas estratégias são o que chamamos de “feijão com arroz”, ou seja, são básicas para se ter sucesso na sua campanha Dia das Mães, independente do setor ou porte da sua empresa. Veja a seguir o check-list dessas estratégias e não deixe nada de fora em 2024.

Seleção de Presentes por Faixas de Preço

Em primeiro lugar, a busca por presentes domina essa data. Então, facilite a decisão dos clientes oferecendo seleções de produtos divididos por faixas de preço. Destaque categorias especiais no site e envie e-mails direcionados, orientando o público sobre opções de presentes que se encaixam em diferentes orçamentos.

Brindes para Compras Acima de um Valor

Uma excelente maneira de incrementar o ticket médio é oferecer brindes especiais para compras acima de um determinado valor. Certifique-se de que o brinde seja relevante para a data e comunique a promoção de forma eficaz em todos os canais de marketing.

Guia de Presentes

Simplifique o processo de escolha para os clientes indecisos através de um guia de presentes no site. Aliás, uma grande oportunidade é trabalhar artigos, conteúdos e até mesmo o SEO on-page do seu site. Para isso, destaque produtos populares e sugestões de presentes adequados para diferentes tipos de mães, facilitando a decisão de compra.

Cupom de Desconto

Ofereça cupons de desconto exclusivos para incentivar as compras e destacar produtos específicos. Utilize estratégias de segmentação para enviar cupons personalizados e comunique a oferta de forma atrativa em e-mails, SMS e RCS.

Captação de Leads

Além de criar estratégias para vender mais para a sua base atual de clientes, é preciso pensar em maneiras de expandir sua base. Sendo assim, utilize pop-ups de captação de leads para oferecer conteúdo exclusivo, brindes ou descontos em troca do cadastro dos usuários. Essa estratégia simples pode atrair visitantes para o site e aumentar a base de leads para futuras campanhas.

E-mail Marketing

Destaque-se na caixa de entrada dos clientes com títulos chamativos e conteúdo relevante. Utilize imagens relacionadas à data e mensagens para que dessa forma, você explore o apelo sentimental do Dia das Mães, incentivando a compra sem cair em clichês.

Mídia paga e palavras-chave

Com a mídia paga é possível atingir e influenciar os consumidores em todas as etapas do funil ao mesmo tempo, além de atingir especificamente seu público-alvo.Já o ajuste das palavras chave é essencial para que as pessoas reconheçam e encontrem a sua marca ao pesquisar produtos ou serviços de seu nicho.

Boas práticas para um Dia das Mães mais especial

> Não seja apenas comercial

Nós sabemos que você quer aproveitar a campanha Dia das Mães para vender, mas, tome cuidado para não ser frio. Esta data é profundamente carregada de significado emocional para muitas pessoas, já que é uma oportunidade de expressar amor, gratidão e apreciação pelas mães e figuras maternas em suas vidas.

Ao adotar uma abordagem sentimental e emotiva em sua campanha, você cria uma narrativa que ressoa com as experiências e sentimentos dos consumidores. Isso pode gerar um impacto emocional duradouro, fortalecendo a relação entre sua marca e seu público-alvo. Além disso, uma abordagem emocional tende a ser mais memorável e envolvente, o que pode levar a uma maior retenção de marca e lealdade do cliente.

> Segmentações inteligentes

Considere que o público-alvo geralmente não são as próprias mães. As ações devem se concentrar nos membros da família, já que são eles quem comprarão os presentes. Lembre-se que você estará falando com esposos, esposas e filhos que desejam comprar presentes, crianças que buscam presentear suas mães, mães que desejam presentear suas próprias mães e sogras e mães que desejam presentear a si mesmas.

Insights para criar conexão e uma boa experiência de compra

- Identidade visual da sua loja + comportamento de compra

Vestir a sua loja virtual para o Dia das Mães com cores e imagens temáticas ajudam a envolver o consumidor e facilitam a compra, mas mostrar os produtos mais vendidos nessa data com base no comportamento do consumidor é algo ainda mais relevante.

A recomendação de produtos personalizados pode ser feita on-site conforme parâmetros definidos pela loja. Além disso, ferramentas de automação de marketing como pop-ups e banners podem ser usados no site do e-commerce para valorizar as promoções de Dia Das Mães. Os pop-ups de saída, por exemplo, são uma ótima oportunidade para aumentar o tempo dos usuários no site e podem ter um copy criativo como: Você vai sair sem garantir o presente da sua mãe?

- Experiência envolvida na jornada de compra

A experiência é o resultado final que o cliente tem depois de passar por toda a jornada de compra, desde a vontade de resolverum problema até a satisfação (ou a insatisfação) com o atendimento oferecido. A experiência não termina quando o pagamento é realizado, principalmente no e-commerce. Cabe à empresa não só atender ao cliente após uma compra finalizada, mas superar suas expectativas. Os clientes precisam de respostas rápidas e o máximo de transparência sobre as compras. Então, esse ponto merece atenção especial na campanha.

- Garanta o sucesso da logística

Depois que o cliente paga por um produto, é isto que ele espera: agilidade. Portanto, dê uma atenção especial à definição de prazos de entrega na sua campanha, considerando o prazo da empresa e o da transportadora. A opção de frete grátis pode ser um diferencial importante. Conferir dados de entrega do cliente para não enviar o produto errado ou enviar o produto certo para o destino errado, certificar-se dos dados da nota fiscal, verificar os encargos considerados, colocar um brinde ou mensagem de agradecimento na embalagem — detalhes importantes que podem fazer a diferença na logística para o Dia das Mães.

- Retenção de clientes

As vendas de lojas virtuais aumentam significativamente em datas comemorativas, sendo necessário definir uma estratégia para manter os clientes adquiridos no período. O primeiro passo é garantir que os clientes aceitem receber a sua newsletter, oferecer um desconto especial para isso pode ser uma boa opção.

Em seguida, defina um fluxo de automação de marketing personalizado para os clientes que compraram no Dia das Mães. Comece um e-mail de agradecimento pela compra, depois envie novidades do site, em seguida a possibilidade de fazer parte do Clube de Fidelidade ou uma promoção para Indicação de um Amigo, depois mande um e-mail informativo e finalize com um cupom de desconto para a próxima compra. Dessa forma você garante que estará presente no imaginário do consumidor.

Viu quantas possibilidades e estratégias para a sua campanha de Dia das Mães em 2024?

Ainda precisa se preparar para o Dia das Mães? Lembre-se de começar o planejamento com bastante antecedência. Assim, fica mais fácil entender qual é a mensagem que você quer contar, pensar nas melhores estratégias e definir o cronograma completo das ações. Não se esqueça de definir as métricas de desempenho para a campanha. Monitorando os resultados, você vai conseguir saber exatamente os ganhos e aonde precisa melhorar para o próximo período de sazonalidade. Então, dê o primeiro passo e comece já a aplicar as estratégias deste material para vender mais no Dia das Mães.