Estratégias de marketing da Starbucks para você aplicar na sua loja virtual

Quem trabalha com marketing sabe da importância da tomada de decisões estratégicas. A maior rede de cafeterias do mundo, a Starbucks, escreveu uma história de sucesso. Com certeza, podemos aprender muitas lições com a Starbucks e o melhor de tudo: você pode (e deve) aplicar essas estratégias na sua loja virtual para fazer a diferença no seu negócio.

Estratégia 1: Tratamento personalizado

A Starbucks tem a cultura de escrever o nome dos clientes nos copos de café. Ao chamar o cliente pelo nome quando seu pedido está pronto, ela faz os clientes se sentirem especiais.

Na sua loja, sempre envie cartinhas com o nome do cliente escrito a mão nos pedidos, além de sempre tratar o cliente pelo nome nos canais de atendimento. Isso faz com que o cliente se sinta valorizado e especial, aumentando a fidelidade à sua marca.

Estratégia 2: Crie uma comunidade

Por que você acha que todo mundo tira foto ao ter o copo da Starbucks em mãos? Não ache que é pelo café! A sensação de pertencimento, status e identificação fazem os clientes divulgarem a marca de forma espontânea, agregando valor aos seus produtos.

Na sua loja virtual, você pode usar várias estratégias para criar a sensação de comunidade da sua marca com seus clientes. Compartilhe histórias de clientes, faça parceria com influenciadores e crie um programa de indicação entre os clientes.

Estratégia 3: Programa de fidelidade

Para fidelizar seus clientes, a Starbucks criou um sistema de pontos por visitas, com 3 níveis. Quanto mais visitas à cafeteria, sobe-se o nível, ganhando cartões com benefícios exclusivos. Com menos de 1 anos da criação do projeto, a Starbucks distribuiu 6 milhões de cartões.

Na sua loja, você pode criar um sistema de pontos por compras, onde cada compra soma pontos para o cliente. Os pontos podem ser brindes ou descontos. Adotar uma estratégia com diferentes tipos de fidelidade para seus clientes, com benefícios exclusivos baseados no histórico de compras ou pontos acumulados. E ainda oferecer benefícios exclusivos para clientes fiéis, como conteúdos exclusivos, tutoriais, vídeos, blogs ou convites para eventos especiais.

Estratégia 4: Equipe humanizada

Não basta cuidar apenas dos clientes. A sua equipe de colaboradores deve estar apta a atingir bons resultados. A Starbucks investe muito nisso e faz seus colaboradores vestirem a camisa e viverem o propósito da marca.

Por isso, na sua loja virtual invista em treinamentos para colaboradores. Faça eles se sentirem seguros e capacitados para lidar com os clientes – isso aumenta a satisfação e a qualidade do atendimento. Estabeleça valores e propósitos da sua marca para que os colaboradores se sintam parte de algo maior e se comprometam com a missão da empresa. Isso cria um senso de propósito e pertencimento.

E aí, bora aplicar essas estratégias na sua loja virtual?