Inteligência Artificial: como aplicar no marketing do seu negócio

As ferramentas de Inteligência Artificial são populares há diversos anos, afinal, todo mundo já usou um chatbot ou conta com a Alexa ou a Siri no dia a dia, mas, a IA estrou em evidência nos últimos meses. Recursos como o ChatGPT, que gera textos, e o Midjourney, que cria imagens, estão se popularizando e apavorando muita gente com a sua capacidade de “imitar” a produção de conteúdo humana.

Há diversas formas de utilização dessa tecnologia, fornecendo apoio para produção, recomendando os produtos certos ao seu cliente e até mesmo gerando análises, previsões, escalabilidade e moderação dentro de um projeto. Com a utilização dessas práticas, é possível trazer inúmeros benefícios, diversas ferramentas estão disponíveis, para criar chatbots, otimizar SEO e gerar ideias mais criativas.

Quer saber melhor como aplicar esse tipo de tecnologia no marketing do seu negócio? Então, confira 6 formas de gerar resultados surpreendentes com a parceria entre IA e marketing:

1. Apoio à produção de conteúdo

É possível usar as tecnologias de IA para criar resumos, dividir assuntos em tópicos, fazer pesquisas mais assertivas. Ela facilita tarefas repetitivas e torna o processo de produção mais ágil.

2. Sistemas de recomendação

Redes sociais, serviços de streaming, lojas online e praticamente tudo o que você acessa na rede usa Machine Learning para recomendar as melhores opções.

3. Chatbots

Com os avanços em IA, eles se tornem cada vez melhores, atendendo ao cliente com efetividade, personalização e humanização.

4. Análises e previsões

É ideal para gerar dados assertivos, como previsões a partir de análises estatísticas. Ela aprimora os relatórios de resultados e gera insights valiosos a partir deles.

5. Personalização e escalabilidade

Um dos principais usos da Inteligência Artificial é na segmentação de anúncios. Ela é capaz de criar inúmeras opções para diferentes públicos, gerando cada vez mais alternativas.

6. Moderação e avaliação

Moderar comentários em lives ou conteúdos publicados por usuários pode ser facilitado com IA, identificando palavras ou imagens proibidas automaticamente.

Em relação ao futuro, só podemos imaginar, mas, no cenário atual, a IA pode ser vista como uma aliada. Ela pode apoiar as ações de marketing, trazendo mais eficiência e criatividade.