Imagens no e-commerce: como usá-las da melhor forma

Em um e-commerce as imagens são fundamentais. Elas são responsáveis por aproximar o consumidor do produto, mostrar a qualidade do que está sendo vendido e encantar o comprador. Essas imagens também são responsáveis pela maior parte do consumo de banda e do tempo de carregamento de uma página. O desafio é combinar qualidade e performance para criar uma experiência de compra excelente para o consumidor.

Algumas pesquisas apontam que cerca de 93% dos consumidores consideram a aparência como um fator decisivo na decisão de compra. No entanto, 40% dos usuários abandonam páginas que demoram mais do que 3 segundos para carregar. Se a navegação estiver sendo por dispositivo móvel, esse número sobe para 53%. O design de uma página e a qualidade das imagens dos produtos podem afetar bastante a percepção do consumidor sobre a loja e um determinado produto. Ou seja, não basta apenas ter um design atrativo e imagens de qualidade, também é necessário entregar performance.

Você compraria um produto que tem uma foto sem qualidade na internet?

Para quem possui uma loja virtual ou trabalha com vendas online é extremamente importante ter uma atenção redobrada com as fotos de cada produto, afinal, nesse ambiente o cliente não tem a possibilidade experimentar as peças antes de adquirir, ou até mesmo tocar para ver a qualidade e analisar os materiais e diferenciais de cada item, portanto, as imagens é que vão determinar se ele realmente se sente seguro para finalizar essa compra.

Pensando na relevância de todos esses detalhes, separamos 6 dicas que vão ajudar você a fazer fotos que geram conversão para e-commerce. Confira!

1. Tenha imagens próprias

Essa parece ser uma dica comum, mas na realidade muitos lojistas não dão a devida relevância para as fotos de seu e-commerce e acabam utilizando imagens prontas de fornecedores ou de terceiros, porém, essa prática pode ser muito prejudicial à indexação do seu produto em buscadores da web. O Google, um dos principais buscadores na internet, costuma dar relevância para conteúdos autênticos. Portanto, é importante investir e fazer fotos profissionais e com boa qualidade para o seu e-commerce, isso pode ajudar a sua loja virtual a conquistar uma boa posição no ranqueamento do Google, além de transmitir muito mais qualidade e valor à sua marca e produtos.

2. Atente-se ao tamanho da imagem

Outro fator importante para ter fotos apresentáveis em sua loja virtual é investir em  tamanho e resolução de alta qualidade para fornecer a nitidez que o produto precisa. O ideal é ter fotos profissionais, que ao mesmo tempo seja leve com resolução adequada e qualidade. Isso porque se sua imagem for de altíssima qualidade o carregamento dela se torna muito pesado e além de deixar o seu e-commerce mais lento, o Google ainda pode penalizar fazendo com que a sua loja virtual perca relevância no ranqueamento.

3. Não utilize fundo colorido

Para uma foto vendedora é importante que o produto seja o foco principal na imagem. Todos os elementos que tiram a atenção do produto, não devem esta presentes na fotografia. O ideal é que as fotos para e-commerce sejam feitas em um fundo liso de preferência branco que vai dar destaque que o produto precisa. Padronizar esse fundo para todas as imagens da sua loja virtual também é uma boa prática, pois vai passar segurança e profissionalismo ao seu e-commerce.

4. Explore todos os ângulos

Apresentar todos os ângulos do produto é de suma importância para ajudar o seu cliente a concluir a compra. Lembre-se que no e-commerce, as imagens é que vão determinar se o seu cliente finaliza ou não a aquisição.

Procure passar toda a segurança necessária para que ele entenda de fato, o que está comprando. Para isso, explore o posicionamento e os ângulos e não deixe nenhum detalhe de fora. Procure explorar bem todos os elementos, como: texturas, acabamentos, pedras e outras particularidades que compõe a peça.

5. Invista em SEO na imagem

Por último, mas não menos importante, é preciso otimizar as imagens dos seus produtos para conquistar um bom posicionamento em buscadores online. Como já citamos acima, o Google leva em consideração diferentes fatores para exibir um resultado nas primeiras páginas, como por exemplo, as imagens originais ou o tamanho das fotografias, e preferencialmente a utilização do formato Webp.

Como podemos observar, as fotos para e-commerce vão muito além da questão de proporcionar um ambiente online agradável para o seu consumidor, elas são fundamentais para quem busca atrair mais clientes para o seu negócio de forma orgânica e consistente. E você, já aplica essas dicas em sua loja virtual? Conte com os nossos especialistas na plataforma de loja virtual e com as modalidades de fotografia profissional da Macro para fazer isso.