Preço certo = mais lucro | Como precificar de forma adequada?

O mercado se torna mais competitivo a cada dia e é natural, ao longo do caminho, surgirem dúvidas sobre como fazer a precificação de produtos em sua loja virtual ou física.

Como definir os preços? O que devo considerar? Será que vale a pena apostar em valores mais baixos que os da concorrência? Como descobrir se realmente estou alcançando o resultado esperado? Vamos entender um pouco melhor sobre precificação neste conteúdo!

O que é precificação de produtos?

Precificação de produtos é a definição do preço de venda dos artigos que você comercializa em sua loja virtual ou física. Esse processo não deve ser feito apenas seguindo as tendências do mercado, mas também por meio de cálculos a partir dos custos e da receita do seu próprio negócio.

Essa é uma das principais estratégias para garantir a sustentabilidade de uma empresa. Isso porque o preço cobrado por cada mercadoria deve, ao mesmo tempo, cobrir os custos do negócio e gerar lucro para o lojista, sem deixar de ser justo para o consumidor que está comprando.

Qual a importância da precificação adequada?

A precificação é uma das principais estratégias para guiar os rumos de uma empresa de sucesso. Somente determinando os valores corretos pelos quais seus produtos precisam ser vendidos será possível escalar a sua operação.

Além disso, oferecer preços justos e condizentes com os objetivos que você deseja atingir enquanto marca demonstra maturidade na gestão do seu negócio. Não é à toa que o preço é considerado como um dos quatro pilares para uma boa estratégia de marketing.

Como precificar produtos do jeito certo?

Para calcular o preço de venda dos produtos, uma ótima maneira é por meio do markup. Confira o passo a passo de como calcular o preço de venda:

1. Calcule o markup

Em primeiro lugar, você deve calcular o markup — também conhecido como índice ou taxa de marcação. Esse é um marcador obtido a partir de uma conta envolvendo custos fixos, variáveis e a margem de lucro pretendida pelo lojista.

Custos fixos

Os custos fixos (CF) são aqueles relacionados ao funcionamento da empresa, como água, luz, internet e salários. Para saber qual sua porcentagem, que utilizaremos na estimativa do markup, você deve calcular:

CF = Valor dos custos fixos / Rendimento médio da empresa x 100

Custos variáveis

Os custos variáveis (CV) são aqueles que mudam à medida que você produz ou vende mais mercadorias. São eles os impostos sobre os produtos e o preço de compra de cada um, por exemplo. Para calculá-lo em porcentagem, você deve fazer:

CV = % imposto 1 + % imposto 2 + …

Margem de lucro

Por fim, a margem de lucro (LP) é a porcentagem que se espera ganhar sobre o preço de cada venda. Não existe um valor certo ou errado, mas você pode tentar fazer uma aproximação a partir dos preços que a concorrência pratica.

Com esses dados em mãos, você poderá calcular o markup, a partir da seguinte fórmula:

Markup = 100 / [100 – (CV + CF + LP)]

Por exemplo, se você tem 20% de custos variáveis, 18% de custos fixos e pretende ter uma margem de lucro de 17%, seu markup será:

Markup = 100 / [100 – (20 + 18 + 17)]

Markup = 100 / [100 – (55)]

Markup = 100 / 45 = 2,22

Lembre-se da importância de calcular um markup para cada produto que você vende. Dessa forma, você não corre o risco de ter produtos muito caros ou baratos demais, comprometendo as finanças do seu negócio.

2. Defina o preço a partir do markup

Com o markup em mãos, você poderá calcular o preço de venda dos seus produtos. Para tanto, a conta a ser feita é:

Preço de venda = Markup x Custo da mercadoria

No exemplo do tópico anterior, que chegamos ao markup de 2,22, imaginemos que o custo de cada unidade de produto para o lojista seja de R$ 24. Desse modo, teríamos:

Preço de venda = 2,22 x R$ 24 = R$ 53,28

3. Faça experimentos com diferentes margens de lucro

Lembra-se de quando falamos sobre a margem de lucro pretendida e dos testes que você pode fazer para chegar à precificação ideal de um produto?

Pois bem, para isso, ela pode ser modificada a cada período para que você observe o número de mercadorias vendidas a cada valor.

Por exemplo, você fez todos os cálculos que acabamos de ver e chegou ao preço de venda de R$ 25 a partir de uma margem de lucro de 15%. E se você calcular o preço com essa margem a 18%? E a 12%?

Faça esse teste e note, em períodos iguais e pré-determinados, quantos itens foram vendidos. A partir daí, você pode ver qual opção te trouxe maior receita, ao calcular, para cada possibilidade:

Preço de venda x Número de unidades vendidas = Receita

Nem sempre o maior preço de venda vai te gerar a melhor receita, já que menos gente pode se sentir incentivada a comprar por valores mais altos. Com todas as variáveis acima em vista, você precisará analisar os dados da sua empresa para estabelecer o melhor preço.

5 vantagens de uma boa precificação de produtos

A precificação de produtos é importante para atrair mais clientes e ganhar competitividade frente aos concorrentes. Mas essas não são as únicas vantagens de investir tempo planejando essa estratégia.

A seguir, veja os cinco principais benefícios de precificar os produtos da sua loja!

1. Conquistar mais clientes

A primeira vantagem de definir o preço dos seus produtos é poder atrair mais clientes. Além de ser uma maneira de direcionar as mercadorias para o público-alvo que você realmente quer atingir, um preço competitivo pode ser a principal razão pela qual ele decida comprar da sua empresa.

2. Ter competitividade frente à concorrência

E, por falar em competitividade, essa é a nossa segunda vantagem. Ter uma estratégia de preços bem definida pode te colocar vários passos à frente dos seus concorrentes. A equação “preço justo + qualidade dos produtos” é um dos principais argumentos de venda que uma empresa pode ter!

3. Melhorar os lucros do negócio

Quanto mais bem alinhado for o preço dos produtos, maiores serão os lucros que o lojista, comerciante ou empreendedor terá. Isso porque a estratégia de precificação leva a margem de lucro em consideração para chegar no custo final ideal de cada item.

4. Conseguir margem para descontos e promoções

Sabemos que descontos e promoções são muito importantes para atrair consumidores. Mas, para que você não fique no prejuízo em épocas comemorativas, como a Black Friday, é fundamental que, desde o começo, a sua estratégia de precificação esteja correta e alinhada com seus objetivos de negócio.

5. Garantir um fluxo de caixa saudável para a empresa

Por fim, a precificação de produtos garante que o dinheiro que entra no caixa seja suficiente para cobrir os investimentos em pagamentos, operação, matéria-prima, impostos, entre outras coisas. Somente com o cálculo redondinho é possível chegar ao que chamamos de ponto de equilíbrio.

Ufa! Quanta coisa sobre precificação de produtos, não é mesmo? O mais importante é se lembrar de que, apostando nos cálculos e nas ferramentas abordadas neste artigo, será muito mais fácil definir quanto você deve cobrar por cada mercadoria.

Além disso, é fundamental que você conheça as informações a respeito do seu negócio, em vez de seguir somente o que faz a concorrência. Dessa forma, você garante a saúde financeira da sua empresa.