Busca visual: o que é e como investir nessa tendência do e-commerce?

Com tantas ofertas disponíveis no e-commerce, os consumidores recorrem a ferramentas que ajudam a tornar suas pesquisas de produtos mais assertivas. É nesse cenário que a busca visual está se tornando uma grande tendência.

Dados da ViSenze apontam que 62% dos clientes Millennials e da Geração Z utilizam recursos de pesquisa por imagem para fazer suas compras, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Para entender como funciona a busca visual e como é possível investir nessa tendência para aumentar as conversões do seu e-commerce, leia este conteúdo até o final!

O que é busca visual?

A busca visual é um tipo de pesquisa na internet feita a partir de imagens. Em vez de o usuário digitar palavras-chave no campo de busca, ele tira uma foto com seu smartphone ou carrega uma imagem que já tem salva — pode ser até mesmo um printscreen — para encontrar conteúdos relacionados.

No universo do e-commerce, a busca visual é muito utilizada para facilitar as buscas por produtos, permitindo que o consumidor rapidamente encontre itens à venda que correspondam a uma determinada referência imagética.

Esse recurso é disponibilizado por mecanismos de busca, como é o caso do Google Lens e da Pesquisa Visual Bing, e por redes sociais, como é o caso do Pinterest Lens. Além disso, é possível incorporar a ferramenta nas buscas internas dos próprios e-commerces e marketplaces. Amazon e Shein são exemplos de grandes canais que apostaram nessa tecnologia.

Como funciona a tecnologia por trás da busca visual?

A busca visual funciona por meio de tecnologias de inteligência artificial, que são capazes de fazer o reconhecimento da imagem, identificando os seus diferentes elementos e encontrando resultados similares na internet. Com o uso de machine learning, o algoritmo é capaz de aprender conforme é utilizado, aprimorando cada vez mais a sua acurácia para apresentar os resultados que realmente atendam à intenção de busca do usuário.

Imagine que uma pessoa encontra a foto de uma influenciadora utilizando um determinado vestido nas redes sociais. Ao carregar a imagem em uma ferramenta de busca visual, a tecnologia é capaz de identificar as características dessa peça, como cor, formato e textura, e encontrar o produto específico ou modelos similares na internet. Algumas soluções avançadas permitem até mesmo que o consumidor selecione qual parte específica da imagem ele deseja pesquisar para filtrar ainda mais os resultados.

Quais são os benefícios da busca visual para o e-commerce?

A busca visual surgiu a partir da popularização dos smartphones e do crescimento do e-commerce, tendo como principal vantagem otimizar a jornada de compra do consumidor.

Seguindo o exemplo anterior, se o usuário utilizasse a busca tradicional, ele teria que descrever manualmente as características do vestido desejado e, provavelmente, seriam necessárias várias combinações de palavras-chave para encontrar o modelo correto.

Com a busca visual, basta carregar a imagem da peça para encontrar o produto desejado ou uma opção similar, com rapidez, praticidade e maior chance de sucesso. Nesse contexto, o comércio por imagem está se tornando uma grande tendência, sendo considerada pela WGSN como uma importante estratégia para o varejo de 2025.

Dessa maneira, a ferramenta proporciona uma série de vantagens para o e-commerce, como:

  • facilitação da jornada do consumidor;
  • maior assertividade nas buscas de produtos;
  • melhor experiência de compra;
  • maior satisfação do cliente;
  • mais visualizações dos produtos;
  • maiores chances de conversão em vendas;
  • diferencial competitivo no mercado;
  • possibilidade de mensuração de resultados no Google Analytics.

Boas práticas para facilitar que os clientes encontrem seus produtos a partir da busca visual

- Priorize imagens de qualidade

Levando em conta que a busca visual é baseada na análise de imagens, é imprescindível garantir que o seu e-commerce tenha fotos de alta resolução. Além dessa prática ser importante para oferecer uma boa experiência para o cliente, que pode analisar os produtos em detalhes antes de tomar a sua decisão de compra, ela facilita a análise das imagens pelos mecanismos de busca. Assim, as tecnologias podem identificar os elementos das fotos da sua loja mais facilmente e apresentá-las nos resultados das pesquisas por imagens feitas pelos usuários.

- Ofereça informações detalhadas

Para facilitar ainda mais a análise do algoritmo, crie descrições de produtos detalhadas, com as características e informações completas das mercadorias, incluindo nome, marca, modelo, tamanho, cor, material e tendência, por exemplo.Também vale nomear os arquivos de imagens com palavras-chave relacionadas ao produto que está sendo mostrado.

- Promova uma experiência responsiva

Lembre-se de que a busca visual é muito atrelada ao uso de dispositivos móveis. Portanto, é importante garantir que o seu e-commerce ofereça uma experiência responsiva, com imagens e layout adaptados para mobile. Outro ponto importante é a velocidade de carregamento, essencial para o SEO e para a experiência dos usuários. Nesse sentido, uma dica é otimizar o tamanho e o formato das fotos para serem carregadas rapidamente, sem afetar a sua qualidade.

A busca visual é uma tendência em crescimento no e-commerce e é importante começar a adaptar o seu negócio, seja incluindo uma ferramenta própria na sua loja ou otimizando suas páginas para os mecanismos de pesquisa. Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das tendências digitais.