Vender online é uma oportunidade essencial para os pequenos empreendedores expandirem seus negócios. A internet deu a diversas pessoas a possibilidade de trazer mais visibilidade e levar seus respectivos negócios para lugares que até então eram inimagináveis.
Vamos juntos conhecer alguns insights valiosos para empreender no mercado digital!
Por que vender online?
Caso você ainda não esteja exatamente convencido, vamos deixar mais claro porque é extremamente necessário abraçar essa possibilidade.
Em 2023, o cenário do e-commerce brasileiro exibiu um notável crescimento, com um faturamento expressivo de R$ 185,7 bilhões e um volume total de 395 milhões de pedidos, conforme indicado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O mercado é promissor também para os pequenos e médios e-commerces.
Como foi o processo de evolução do E-commerce no Brasil?
Durante os anos 1990, o e-commerce, tal como o conhecemos hoje, tornou-se popular nos Estados Unidos, impulsionado pelo advento da internet. No Brasil, embora o comércio eletrônico tenha surgido no final da mesma década, sua consolidação efetiva ocorreu principalmente a partir dos anos 2000.
Desde então, o e-commerce brasileiro tem experimentado um crescimento contínuo e acelerado ao longo dos anos, sendo esse avanço particularmente evidente em 2020. O contexto da pandemia global impulsionou significativamente a adesão dos consumidores às compras online.
Inclusive, em 2020 registrou-se um aumento expressivo de 13,2 milhões de novos clientes digitais no país. Esse fenômeno resultou em um marco histórico para o e-commerce brasileiro, com um faturamento recorde atingindo a marca de R$ 81 bilhões, conforme apontado pela Ebit Nielsen.
Mesmo após o relaxamento das restrições de isolamento social, o ritmo de crescimento do e-commerce não diminuiu. Os consumidores brasileiros continuaram a valorizar a conveniência e a rapidez das compras virtuais, o que sustentou o impulso ascendente desse setor.
Esse modelo de varejo já está inserido na sociedade brasileira, se tornou um hábito de consumo. A desaceleração parece não estar no horizonte, pelo menos é o que indica o último relatório da The Global Payments Report, que indicou que o comércio eletrônico na América Latina tem previsão de expansão em 13% até 2026.
3 passos para começar a vender online
Começar a vender online pode parecer intimidante no início, mas com os passos certos, pode ser uma jornada empolgante, gratificante e rentável. Aqui estão algumas etapas essenciais para começar a vender online:
1) Defina seu nicho de mercado:
Identifique o mercado-alvo que deseja atingir e os produtos ou serviços que deseja oferecer. Escolha um nicho específico no qual você tenha interesse e conhecimento. Realize uma pesquisa de mercado para entender melhor o comportamento do consumidor e a concorrência. É isso que vai te dar a base de como anunciar seus produtos.
2) Defina o orçamento e faça um planejamento de vendas
É essencial que o empreendedor esteja ciente de que o faturamento nem sempre corresponderá às expectativas planejadas, portanto, é crucial ter uma reserva financeira. O orçamento deve abranger todos os custos fixos e variáveis do negócio desde o primeiro dia de operação. Após estabelecer um plano claro e compreender os principais aspectos do seu empreendimento, é hora de elaborar o orçamento. Para prevenir contra imprevistos, o orçamento deve ser flexível e permitir uma margem para enfrentar desafios iniciais sem comprometer as operações.
3) Escolha uma plataforma
Para iniciar a venda de produtos na Internet, é crucial determinar a plataforma que será utilizada.
Há mais de 18 anos trabalhando como especialistas no setor joalheiro, a plataforma de loja virtual desenvolvida pela Macro permite comercializar seus produtos para seu cliente revendedor ou consumidor final. Possui funcionalidades exclusivas que permite uma experiência de compra com painel administrativo muito mais completo. Além disso, conta com módulos adicionais personalizados para atender necessidades específicas do seu negócio.
Nosso propósito é que nossos clientes alcancem um próximo nível e conquistem novos territórios em vendas, utilizando a internet para potencializar seus resultados.Temos como objetivo promover o crescimento e a expansão das vendas, através da nossa plataforma de e-commerce, combinada com estratégias de negócios e de integrações necessárias para um crescimento acelerado e assertivo.
Começar a vender online requer dedicação, paciência e um planejamento cuidadoso, mas com perseverança, pode levar ao sucesso a longo prazo. Esteja aberto a aprender com os erros e ajustar sua abordagem conforme necessário para alcançar seus objetivos de vendas online. Conte com a Macro pra isso!