Tráfego pago para e-commerce: descubra os benefícios e como aplicar

O tráfego pago para e-commerce é uma estratégia poderosa para impulsionar os acessos ao site e, por consequência, as suas vendas online.

E se engana quem pensa que anunciar no Google ou nas redes sociais é apenas para quem já tem muitos anos de experiência. Com um bom planejamento, pesquisa e análise dos resultados, o investimento em anúncios pagos pode fazer toda a diferença no número de acessos à sua loja virtual.

Vamos conhecer tudo sobre tráfego pago e os resultados que a estratégia pode trazer para a sua loja virtual!

O que é tráfego pago e para que serve?

O tráfego pago para e-commerce nada mais é do que o uso de publicidade na internet para direcionar visitantes para a sua loja virtual. Ou seja, ao invés de depender apenas do tráfego orgânico e das redes sociais, você investe dinheiro em anúncios para atrair visitantes para o seu site.

Tráfego pago e tráfego orgânico: quais as diferenças?

A principal diferença entre o tráfego orgânico e pago para e-commerce é simples: no orgânico, você não investe valores financeiros e, no pago, sim.

Porém, o tráfego pago aumenta as chances de atingir o público certo (com maiores chances de comprar do seu negócio), porque possibilita a segmentação de público, com dados demográficos, localização, palavras-chave pesquisadas, interesses, entre outros detalhes. Além disso, no tráfego pago é possível configurar campanhas inteiras dentro do funil de vendas, atingindo o público com conteúdo segmentado em cada momento da jornada de compra: na descoberta, na consideração e na hora da conversão.

No tráfego orgânico, a loja virtual depende de fatores internos e externos para atingir a maior quantidade de pessoas que for possível, como rankeamento nos mecanismos de busca e redes sociais, alinhados a um bom trabalho de SEO. Inclusive, o tráfego orgânico ainda é a principal fonte de acessos para empresas no Brasil, de acordo com um levantamento desenvolvido pela Leadster – correspondendo a 35,29% de todos os acessos.

As duas estratégias são válidas para aumentar os acessos no e-commerce e devem ser usadas em conjunto.

Os benefícios do tráfego pago para seu e-commerce

Não é só atrair visitantes para a sua loja: o tráfego pago pode oferecer diversas vantagens para o crescimento e o sucesso do seu negócio. Confira:

> Aumento dos acessos ao site

Quando você começa a investir em tráfego pago, você direciona os visitantes para o seu site quase que imediatamente após a configuração dos anúncios. Diferente de como acontece com o tráfego orgânico, que leva um tempo até surtir efeito.

> Controle total

Você tem controle total sobre o orçamento, segmentação de público, uso de artes e criativos e estratégias de publicidade, permitindo que você ajuste as campanhas com base no desempenho e nos objetivos do seu negócio.

> Segmentação precisa

Os anúncios pagos para e-commerce permitem segmentar o público-alvo com precisão, com base em critérios demográficos, interesses, comportamento online e outros fatores, o que aumenta as chances de alcançar pessoas com maior probabilidade de se tornarem clientes.

> Mensuração e análise

O tráfego pago permite rastrear e medir facilmente o desempenho das campanhas através das próprias plataformas, como Google Ads (pesquisa) e Meta Ads (redes sociais). Isso inclui métricas como cliques, impressões, conversões e retorno sobre o investimento (ROI), o que facilita a avaliação da eficácia dos seus esforços.

> Flexibilidade

É possível pausar, ajustar ou encerrar campanhas de tráfego pago a qualquer momento, o que é muito útil para se adaptar a mudanças nas tendências do mercado ou nas necessidades da sua loja virtual.

> Expansão rápida

Quando você desenvolve uma campanha de sucesso, pode escalar rapidamente seus gastos com publicidade para aumentar o tráfego e as vendas online.

Agora, a pergunta que vale um milhão de reais: quanto investir em tráfego pago?

E a resposta é: depende. O tráfego pago será mais um valor a ser considerado na sua tabela de custos e investimentos no e-commerce, então precisa estar de acordo com as previsões de gastos, sem prejudicar a saúde financeira da sua loja virtual.

Entenda que é necessário estipular um valor que possa ser investido constantemente, mais do que um grande valor.