Uma das partes mais difíceis de administrar um e-commerce está no monitoramento de indicadores. Afinal, as métricas do e-commerce servem para avaliar e monitorar os resultados obtidos através das vendas.
Existem métricas que são essenciais para saber se o seu negócio está crescendo e outras que indicam problemas a serem resolvidos. É através do acompanhamento de dados que você consegue saber se as suas ações estão trazendo os resultados esperados e como está o posicionamento estratégico da sua loja virtual.
Falando de uma maneira bem simplificada, são as métricas do e-commerce que vão dizer se o negócio está indo bem, mal ou mediano, e possibilitar a análise de caminhos para melhorar a situação e a tomada de decisões estratégicas.
Ao coletar dados e analisar métricas de e-commerce, você tem acesso a informações valiosas sobre o comportamento dos consumidores. Isso permite uma visão mais completa do cenário do e-commerce, fornecendo dados que podem ser usados para otimizar o desempenho da loja e melhorar a experiência do usuário.
Diferenciando métricas e KPIs
Métricas do e-commerce
As métricas do e-commerce são medidas quantitativas que ajudam a avaliar o desempenho de um negócio ou processo. Uma métrica pode ser uma simples contagem, como o número de visitantes em um site, ou uma medida mais complexa, como a taxa de conversão de vendas. Nesse sentido, as métricas fornecem uma visão geral do desempenho de uma empresa ou processo.
KPI
É a sigla de Key Performance Indicator, em inglês. Ou, em bom português: indicadores-chave de performance. Os KPIs são métricas definidas como as mais relevantes para entender a performance do negócio e avaliar o seu desempenho. São utilizados para focar a atenção da empresa em áreas críticas para atingir os objetivos de negócios.
Um mesmo dado pode ser uma métrica do e-commerce e um KPI ao mesmo tempo? Pode, mas tenha atenção aos detalhes. O número de visitantes em um site, por exemplo, pode ser uma métrica de e-commerce; Agora, o número de visitantes novos pode ser um KPI.
A diferença está no grau de importância de determinada métrica para que se torne um KPI. Receber mais visitas é importante, mas receber novas visitas demonstra se as estratégias de marketing estão funcionando e se a marca está atingindo novas pessoas.
Principais métricas do e-commerce
Agora que você já entendeu a importância e como não confundir métricas com KPIs, está na hora de conhecer as principais métricas do e-commerce para ficar de olho na hora de avaliar o desempenho do seu negócio. Separamos as métricas essenciais que devem estar no seu radar, em duas etapas: métricas básicas e métricas avançadas de e-commerce.
Métricas básicas do e-commerce
São as métricas básicas para avaliar com frequência e entender como diferentes esforços estão fazendo efeito na sua loja online.
> Conversão de vendas
É a proporção de visitantes do site que efetivamente finalizam uma compra. Como calcular a taxa de conversão de vendas: número de visitantes ÷ número de vendas finalizadas x 100 = % de taxa de conversão.
> Taxa de Cliques (CTR)
Porcentagem de visitantes que clicam em um link, seja de um anúncio, blog post, banner no site, e-mail marketing ou publicação em rede social. Como calcular o CTR: cliques obtidos ÷ quantidade total de impressões x 100 = % de taxa de cliques.
> Taxa de abandono de carrinho
Representa a quantidade de pessoas que iniciam uma compra, mas desistem antes de finalizá-la. Como calcular a taxa de abandono de carrinho: 1 – [número de compras finalizadas ÷ número de compras iniciadas] x 100 = % taxa de abandono de carrinho.
> Ticket médio
É o valor médio de cada venda realizada no site, fundamental para avaliar o desempenho financeiro do e-commerce e entender como os clientes estão se comportando. Como calcular o ticket médio: faturamento total do período ÷ quantidade de vendas realizadas no período = ticket médio.
> Custo de aquisição de cliente (CAC)
Representa o quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente. Como calcular o CAC: custo total de aquisição de clientes ÷ quantidade de novos clientes = CAC.
Detalhe: o custo total de aquisição de clientes é equivalente a todo o investimento feito em ações para captação de novos leads, isto é, pessoas que podem estar interessadas na sua loja virtual. Por exemplo: campanhas de marketing, SEO, novas ferramentas e softwares, entre outros.
> Retorno sobre investimento (ROI)
Relação entre o valor investido em uma campanha de marketing, ou outro tipo de ação que gere um custo para a empresa e que tenha como objetivo captar mais clientes, e o retorno financeiro que esse investimento gerou. Como calcular o ROI: receita total da empresa – custos totais = valor resultante ÷ custos totais = ROI.
> Taxa de rejeição (bounce rate):
Proporção de usuários que acessam a página do site, mas saem sem interagir com ela. Essa métrica é importante para entender se o site está sendo atrativo para os usuários e se está gerando engajamento. Como calcular o bounce rate: número de sessões de página única ÷ número total de sessões = taxa de bounce.
Métricas avançadas do e-commerce
> Lifetime Value (LTV)
É a receita total que um cliente gera para o negócio durante o tempo em que é cliente. Essa métrica é importante para entender o valor de longo prazo de seus clientes. Como calcular o LTV: ticket médio x quantidade de compras por cliente no período = taxa LTV.
> Taxa de retorno de pedidos
É a porcentagem de pedidos que são devolvidos pelos clientes, e pode ajudar na compreensão da satisfação geral dos clientes sobre os produtos vendidos. Como calcular a taxa de retorno: número de pedidos retornados para a empresa ÷ número de compras efetivadas x 100% = porcentagem de retorno.
> ROAS
É o retorno por investimento em publicidade específica. Diferente do ROI, que determina o retorno por investimento total, essa taxa tem o objetivo de calcular qual foi o retorno em uma ação de publicidade desenvolvida. Como calcular o ROAS: receita do período ÷ custo da publicidade específica x 100 = % de ROAS.
> Taxa de Conversão por Dispositivo
Serve para avaliar a taxa de conversão para visitantes que usam diferentes tipos de dispositivos para acessar o e-commerce e realizar compras. Saber essa métrica ajuda a entender em quais canais se deve investir mais em publicidade direcionada, por exemplo. Como calcular a taxa de conversão por dispositivo: quantidade de vendas no dispositivo 1 no período (smartphone, desktop) ÷ quantidade de vendas total do período x 100 = % de conversão no dispositivo 1.
> Taxa de Conversão por Canal
É a taxa de conversão para visitantes que chegam ao site por diferentes canais de marketing, como pesquisa orgânica, mídia paga ou redes sociais.Como calcular a taxa de conversão por canal: número de visitas do canal específico no período ÷ número total de visitas que o e-commerce recebeu no período x 100 = % de conversão por canal.
Tenha cuidado com as métricas de vaidade
Métricas de vaidade são aquelas métricas que parecem impressionantes, mas não medem o verdadeiro sucesso do seu e-commerce. As métricas de vaidade geralmente têm aspectos quantitativos, como número de seguidores em redes sociais, visualizações de página, curtidas e compartilhamentos.
Apesar de serem facilmente medidas e apresentarem números impressionantes, não indicam, necessariamente, o engajamento, a conversão de vendas ou o retorno sobre o investimento. Por exemplo, a sua empresa pode ter um grande número de seguidores em uma rede social, mas se esses seguidores não estão gerando vendas, essa métrica não é relevante para medir o sucesso financeiro do negócio.
Então, fique de olho: as métricas do e-commerce, assim como os KPIs, devem ser definidos a partir de estudos e pesquisas dentro do seu próprio negócio, para entender o que, de fato, significa sucesso para o e-commerce.