Gestão de logística para e-commerce

Pensar em logística para e-commerce é um desafio para muitos empreendedores no Brasil. Esse processo precisa ser muito bem planejado para que você consiga conquistar o consumidor e transformá-lo em cliente fiel do seu negócio.

Contudo, controlar estoque, calcular frete, cuidar do trânsito e da entrega da mercadoria, pode gerar muitas dúvidas no empreendedor. Afinal, são muitas etapas diferentes e essenciais para garantir as melhores estratégias de gestão, a fim de trazer os melhores resultados para o seu e-commerce.

A logística é parte essencial de qualquer comércio e, em uma loja online, não é diferente. A importância da logística para e-commerce está ligada à organização e ao crescimento do negócio. É justamente para ajudar com todos os detalhes dessa tarefa que preparamos este conteúdo. Aqui, você vai entender melhor como funciona a logística para e-commerce, do estoque ao pós-venda.

Somente com um planejamento logístico eficiente, o empreendedor consegue ter uma loja estruturada, capaz de cumprir os prazos, e com capacidade de fidelização do público.

Vantagens de investir em um planejamento de logística para e-commerce:

> Controle do valor do frete;

> Controle do estoque;

> Previsibilidade no prazo de entrega;

> Garantia de bom atendimento ao cliente.

Etapas de um bom planejamento de logística

1. Estruture o fluxo logístico do e-commerce

Para ter sucesso em uma loja digital, é importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. O resultado dessas informações permite escolher o que é mais vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o trânsito da mercadoria.

2. Controle o estoque

Além de beneficiar a logística para o e-commerce, um controle de estoque eficiente colabora com a lucratividade do seu negócio. Afinal, esse processo de gestão permite ter um conhecimento dos itens estocados e dos investimentos a fazer. Uma dica para manter o estoque sempre organizado é armazenar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros.

3. Tenha parceria com boas empresas de entrega

Definir com quais transportadoras o seu negócio vai operar é uma das melhores práticas para evitar problemas logísticos. Na hora da escolha, é importante estar atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas.

4. Defina prazos realistas

Não é novidade que o prazo de entrega é um dos pilares mais importantes de uma boa gestão logística para e-commerce. Afinal, o cliente pode ficar insatisfeito ao notar que sua mercadoria não chegou no dia previsto. Informe datas realistas e deixe claro que é possível cumprir esse prazo sem problemas.

Uma dica para evitar atrasos e outros problemas de gestão na logística é utilizar o Sigep Web, um sistema de aperfeiçoamento de entregas dos Correios que faz integração de diversos serviços operacionais.

5. Defina uma política de frete inteligente

O cliente pode encher o carrinho e abandonar a compra se o valor de envio for alto demais. Por isso, o frete deve ser estratégico. Assim, ele se transforma em uma opção vantajosa e inteligente para os consumidores, sem prejudicar os resultados da loja. Algumas saídas podem solucionar essa dificuldade, como a disponibilização de frete grátis em determinadas situações. Há muitas formas de oferecer esse diferencial:

> Em campanhas sazonais;

> Para membros de um programa de fidelidade;

> A partir de determinado valor;

> Taxa anual e frete grátis;

> Apenas dentro de um perímetro ou região.

Apesar de absorver parte do custo de entrega, o ticket médio de pedidos pode aumentar e compensar a diferença no frete. É claro que você não deve sair oferecendo a gratuidade por aí — é importante analisar a margem de produtos e mapear as regiões viáveis.

6. Faça o rastreamento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial para a sua loja virtual. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio — ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte. Além disso, você tem a oportunidade de aumentar a satisfação do cliente com os serviços prestados pelo seu comércio.

7. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é um pós-venda que desempenha um papel fundamental para conquistar a confiança do consumidor. Ela gerencia o retorno de produtos do consumidor para o vendedor. O cliente solicita troca ou devolução e envia o produto de volta, seguindo as orientações da empresa. O produto é avaliado e, se estiver dentro das condições estabelecidas pelo vendedor, pode ser reembolsado ou substituído. Adotar esse processo no e-commerce é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva e oferecer um atendimento diferenciado.

8. Invista em embalagens adequadas

Embalagens personalizadas, por exemplo, fortalecem a identidade visual da sua marca e aumentam o reconhecimento pelos clientes. Mas não esqueça da qualidade do material para que os produtos cheguem intactos ao seu cliente final.

9. Esteja preparado para imprevistos

Atrasos nas entregas, extravios de mercadorias ou problemas com a qualidade dos produtos podem acontecer. Assim, tenha um plano de contingência para lidar com essas situações e estabeleça um canal de comunicação eficiente com os clientes para manter todos informados sobre o status da entrega e resolver problemas que possam surgir.

Agora que você já aprendeu mais sobre os principais pontos para gestão da logística do seu e-commerce e, com certeza, já sabe por onde começar a desenvolver um planejamento estratégico para vender ainda mais.

Com essas informações, você poderá dar os primeiros passos para criar uma logística sólida e bem estruturada, que vai garantir a satisfação dos seus clientes e impulsionar o crescimento do seu e-commerce.