Conhecido como a “Black Friday do primeiro semestre”, o Dia do Consumidor tem ganhado cada vez mais relevância no comércio digital, sendo considerado a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.
E o evento não se resume a um único dia: nos últimos anos, ele tem movimentado uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados do varejo. Se você quer fazer a sua loja deslanchar nessa sazonalidade, confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce para a data!
O que é o Dia do Consumidor?
Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente John Kennedy para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. Por aqui, o evento ganhou vida em 2014.
Ano a ano, a data vem se destacando no varejo online devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces. Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem suas compras.
Como preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor 2024?
É notável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período.Cabe aos e-commerces oferecer as melhores promoções e garantir uma experiência de compra incrível para atrair os clientes nessa ocasião. Com um planejamento eficiente, é possível tirar o máximo proveito do evento e turbinar seu faturamento no começo do ano.
Para te ajudar a preparar a sua loja virtual para o Dia do Consumidor, fizemos uma lista com 7 dicas essenciais para se dar bem nessa data cada vez mais importante para o varejo online.
1. Ofereça promoções atrativas
Parece óbvio, mas as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Por isso, é essencial oferecer promoções e descontos vantajosos para seus clientes ao longo da semana do evento. Para conquistar os consumidores, você pode escolher produtos em tendência e que tenham maior giro no seu estoque, por exemplo. Analise também as estratégias e os preços praticados pela concorrência, para garantir promoções competitivas.
No entanto, é importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro. Além de descontos, você também pode oferecer outros tipos de benefícios, como kits de produtos, condições de pagamento especiais, brindes, cashback e etc.
2. Invista na experiência do consumidor
Nada mais frustrante do que passar por uma experiência de compra negativa, não é mesmo? O preço é um fator muito importante para a conversão, mas cada vez mais os usuários buscam uma loja que preze por eficiência e praticidade, além de um atendimento fácil, rápido e que resolva de fato eventuais problemas.
Para garantir esses aspectos na Semana do Consumidor, verifique se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de eficiência em todos os canais. Seu negócio deve estar preparado para responder prontamente os clientes, sempre com muita empatia. Além disso, é fundamental preparar a estrutura do seu e-commerce com antecedência. Ao garantir uma experiência positiva para os compradores, é possível aumentar sua conversão de vendas, a fidelidade e a indicação.
3. Divulgue suas ações de forma estratégica
As pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem o evento. Por isso, é importante planejar um cronograma de ações de divulgação para conquistar a atenção dos clientes e gerar tráfego para a sua loja. Dessa forma, vale investir em uma campanha específica da Semana do Consumidor nas mídias pagas, comprando palavras-chave no Google ou aplicando estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Mas lembre-se: não invista em anúncios para qualquer produto de forma aleatória. Selecione produtos estratégicos, de acordo com o comportamento dos seus consumidores. Se esse for um assunto novo para você, comece com um orçamento reduzido e pilote os resultados. Você também pode fazer ações de engajamento ao longo da semana nas redes sociais, divulgando suas ofertas e liberando cupons de desconto exclusivos, por exemplo. Tudo isso vai aumentar a sua presença online e atrair novos potenciais clientes.
4. Disponibilize vantagens no frete
O valor do frete é um fator muito importante para a decisão de compra do consumidor, sendo que um benefício nesse sentido pode ser determinante para evitar o abandono de carrinho no e-commerce.
Logo, se você quer se destacar da concorrência no período do Dia do Consumidor, oferecer vantagens no frete pode ser um importante diferencial competitivo. Se você não tiver condições de arcar com o frete grátis para todas as compras feitas na sua loja virtual no período, uma solução é disponibilizar esse benefício somente para: pedidos acima de um determinado valor; produtos ou categorias específicas; regiões mais estratégicas do país; primeira compra de novos consumidores.
5. Preocupe-se com a fidelização dos clientes
Para aumentar a taxa de recompra no próximo ano, invista em ações de pós-venda. É nesse contato que você torna sua marca parte da rotina do consumidor, entregando benefícios, informações e novas oportunidades de compra.
Portanto, aproveite o Dia do Consumidor para planejar ações na entrega do produto e no pós-venda. Uma experiência de entrega rápida com uma embalagem que se destaca já é um ótimo diferencial, assim como cupons e brindes.
Você também pode fazer pesquisas de satisfação com o cliente após a compra e garantir um processo de logística reversa eficiente para os casos de trocas e devoluções. Tudo isso vai enriquecer e deixar ainda melhor a experiência do seu consumidor.
O Dia do Consumidor, 15 de março, está em constante crescimento e não pode ficar de fora do seu calendário de 2024. Aproveite nossas dicas para se aproximar de seus clientes e lucrar muito mais com a Semana do Consumidor no seu e-commerce!