Unboxing Experience – saiba como criar uma boa experiência para seus clientes

Nada mais satisfatório que receber aquela tão esperada compra online, não é mesmo? ⠀

Você, que vende online, pode tornar essa experiência ainda mais prazerosa para os seus clientes por meio do Unboxing Experience. ⠀

A tradução de unboxing é “desembalar”, ou seja: o ato de tirar algo da caixa. Esse termo ficou mais conhecido no Brasil graças aos influenciadores digitais, que transformaram o momento de abrir embalagens de produtos em um conteúdo relevante e, principalmente, comercial.

O unboxing experience é uma estratégia focada em tornar o momento da abertura da embalagem algo especial e personalizado. A ideia é transformar o ato de abrir a caixa em uma experiência positiva e marcante, que vai agregar ainda mais valor ao seu produto e, consequentemente, à sua marca.

Mas afinal, como fazer um unboxing experience para sua marca? Confira todos os detalhes de como criar boas experiências de unboxing fazendo seu cliente se sentir único e especial com o atendimento personalizado recebido.

Capriche na embalagem

Receber a embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto, e como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Portanto, capriche na embalagem! Ela deve ser bonita por dentro e por fora, prática de abrir e de qualidade. Assim, o cliente pode guardá-la como recordação e até colecionar as caixas. Outra dica é utilizar materiais como papel de seda ou papel kraft dentro da caixa, seguindo as cores da sua marca, por exemplo.

Envie um recado junto com o produto

Dependendo da situação, o texto pode ser escrito à mão. Também é interessante chamar o cliente pelo nome e pedir para que ele faça uma avaliação online da compra.

Aposte no poder olfativo

Você pode borrifar uma essência ou perfume na caixa para tornar a experiência ainda mais sensorial. Toda vez que o cliente sentir um aroma parecido, irá lembrar da sua marca.

Crie promoções e brindes

Ao gastar determinado valor, por exemplo, o consumidor pode ganhar uma caixa exclusiva ou um brinde extra. Essa estratégia permite o aumento do ticket médio de compra.

Engaje o público

Você pode pedir para os clientes compartilharem a unboxing experience por meio de vídeos e marcar as redes sociais da sua loja (aqui está outro motivo para você enviar um recado na embalagem). Isso pode atrair novos clientes.

Mas atenção, ter um planejamento da unboxing experience no seu negócio é fundamental.

Entregar uma embalagem bonita, cheirosa e de qualidade valoriza muito a experiência de compra do cliente. Entretanto, oferecer tudo isso custa dinheiro. Por isso, é preciso avaliar a situação financeira e logística do seu negócio antes de colocar as ideias em prática.

Boas experiências de unboxing trazem grandes oportunidades. Surge como uma forma de conquistar os clientes e fortalecer a sua marca. Isso porque ela faz o cliente se sentir único e especial com o atendimento personalizado recebido.