Digital Branding para e-commerce: saiba como construir sua marca

Digital branding para e-commerce: já ouviu falar?

Se destacar em meio à concorrência é um dos grandes desafios de quem deseja ter uma loja virtual. Por isso, saber como colocar em prática a estratégia que chamamos de branding pode fazer toda a diferença.

Em um mercado que abre as portas para marcas novas todos os dias, é através do branding que você consegue tornar sua presença no ambiente digital mais consistente e se conectar melhor com o seu público. Isso faz com que a sua marca seja lembrada mesmo frente a concorrentes que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você, garantindo que a sua loja virtual atraia e retenha mais clientes.

O que é digital branding?

A palavra “brand”, em inglês, quer dizer “marca”. O branding, por sua vez, é a forma como a marca é trabalhada para que transmita a identidade de determinado negócio e gere conexão com seu público. Já o digital branding é justamente o conjunto de estratégias digitais para construir e promover a identidade de uma marca online.

Assim, é aplicado os princípios tradicionais de branding no ambiente digital, com o objetivo de criar uma presença consistente, reconhecível e positiva da marca na internet. Para chegar lá, alguns pontos precisam ser definidos, como a brand persona, a identidade visual e a linguagem da marca. Isso é o que vai constituir a sua “personalidade” e fazer com que ela se diferencie das demais.

Assim, você cativa seu público ao “falar a mesma língua” que ele e atrai mais clientes ao ter sua marca reconhecida, se tornando a primeira opção quando pensam em produtos ou serviços do seu segmento.

Por que é importante fazer digital branding em lojas virtuais?

O digital branding é essencial para lojas virtuais e não é por um único motivo: são várias as razões pelas quais você deve apostar nessa estratégia para ter um negócio de sucesso.

Uma das grandes vantagens é, principalmente, a diferenciação da marca. No ambiente online, a concorrência é acirrada e o digital branding ajuda a construir uma identidade única para a sua loja virtual, destacando os valores, a missão e a personalidade da marca perante outras lojas. Além disso, o branding digital eficaz passa mais segurança para os consumidores. Afinal, quando os clientes reconhecem e confiam na sua marca, estão mais propensos a fazer negócios.

Por isso, a consistência na apresentação da loja, desde o logotipo até a comunicação, ajuda a estabelecer essa confiança e a gerar um reconhecimento de marca ao repetir consistentemente elementos visuais e mensagens-chave.

Outro motivo para fazer digital branding para a sua loja virtual inclui um melhor engajamento do cliente, já que são criadas conexões emocionais com o público-alvo. Por fim, vale destacar a atratividade visual e o profissionalismo que uma estratégia de branding bem executada pode trazer para a loja virtual.

6 dicas para fazer branding para e-commerce

Antes de mais nada, vale ressaltar que uma estratégia de branding é uma das primeiras coisas que você deve fazer ao criar o seu e-commerce.

Isso porque, quanto antes sua estratégia for elaborada, mais rápido você conseguirá fazer com que sua marca seja notada no mercado.

Então, ao invés de considerar essa uma tarefa que pode ser deixada para depois, pense que é um investimento para começar com o pé direito e ter melhores resultados.

Agora, vamos aos 6 passos que vão te ajudar no branding do seu e-commerce:

1. Entenda seu público

Não é à toa que este é o primeiro passo da lista, já que entender seu público é o que vai te guiar ao longo de todo o processo do branding. Faça uma pesquisa em sites e grupos do seu segmento para saber quais são as pessoas que mais consomem aquilo que você deseja vender.

Depois, busque identificar como elas se comportam, quais são suas necessidades, em quais meios digitais estão presentes e até mesmo em quais lojas costumam comprar.

Anote questões como: qual é o gênero da maior parte desse público? Qual sua faixa etária? 

Com essas respostas, você vai conseguir fazer com que suas estratégias de branding e vendas sejam direcionadas ao público que deseja atingir, aumentando suas chances de lucro.

2. Estabeleça o posicionamento da sua marca

Como dissemos, trabalhar uma marca ajuda a transmitir melhor sua identidade. E para que essa identidade seja única, o segundo passo a ser tomado é estabelecer um posicionamento.

Quais são os valores que você quer que a sua marca carregue? Quais sentimentos e adjetivos você atribuiria a ela? Qual é o objetivo que você deseja alcançar através dela? Escreva cada uma dessas respostas de forma clara e concisa. Tanto para compartilhar com as pessoas que forem trabalhar com você como para exibir na sua loja virtual, para que seus clientes se identifiquem.

Por mais simples que pareça, essa ação tem muita influência sobre a decisão de compra. Isso porque, hoje em dia, as pessoas não buscam apenas por produtos ou serviços, mas também por marcas que tenham ideais alinhados com os delas.

3. Defina uma brand persona

Você já deve ter ouvido falar de “persona” como uma representação dos consumidores de um negócio. A brand persona, por sua vez, é aquela que vai representar a sua marca. Imagine que todas as características que você definiu nos passos anteriores formam uma pessoa. Tendo ela em mente, fica mais fácil exteriorizar essas características para o mundo.

Isso não significa que você precisa criar uma personagem virtual para a sua marca. É só um exercício para te ajudar a construir e mostrar a personalidade que imaginou de maneira mais consistente. Mais uma vez, coloque essa definição no papel: quais são os gostos da sua brand persona, seu jeito de ser e de agir. Isso vai facilitar a sua interação com o público e tornar sua loja virtual mais querida por quem a conhece, como se fosse uma amiga.

4. Crie uma identidade visual

Agora, sua missão é transferir as características que atribuiu à sua marca para símbolos, cores e fontes que a representem. Essa é uma etapa muito importante. Afinal, a primeira impressão que as pessoas vão ter da sua loja virtual é o seu visual. Os principais elementos que compõem uma identidade visual são: logotipo, cores e tipografia.

5. Encontre a voz da sua marca

Você deve estabelecer qual será a linguagem que a sua marca vai utilizar na hora de se comunicar com o público. Para isso, pense na persona que você criou e em como ela se comunicaria: de um jeito mais formal? Ou mais coloquial, com uso de gírias? Ela é descontraída ou mais séria? Usa emojis? Gosta de memes?

Tudo isso precisa ser mapeado e seguido de forma consistente, tanto nos textos que forem estar na sua loja virtual quanto nas suas redes sociais, em anúncios, e-mails, canais de atendimento etc. É claro que, dependendo da situação, a voz pode – e deve – mudar. Isso é o que chamamos de “tom”, que se adequa a diferentes canais e cenários.

Mesmo uma voz descontraída pode soar mais séria em determinadas circunstâncias. O importante é que as pessoas sempre consigam reconhecer a brand persona por trás dela.

Lembre que palavras têm peso, em especial as que representam uma marca. Por isso, mantenha sempre uma comunicação clara, amigável e acessível a todos.

6. Utilize as redes sociais estrategicamente

Esta é uma parte crucial da construção de branding para um e-commerce. Para isso, é importante que você, primeiro, identifique as redes sociais que são mais relevantes para a sua brand persona, isto é, onde os seus clientes são mais ativos.

Em seguida, crie um calendário editorial de conteúdo. Isso ajuda a manter uma presença consistente e planejada nas redes sociais. Vale incluir diferentes tipos de conteúdo, como fotos de produtos, vídeos, depoimentos de clientes, dicas relacionadas ao seu nicho, entre outros.

Afinal, essa é uma dica de ouro do branding: compartilhe conteúdo relevante e valioso! Não se limite apenas a promover seus produtos. Crie postagens informativas, educativas e envolventes, como tutoriais, guias de compra, notícias do setor e histórias de clientes.

E não se esqueça do principal: as redes sociais funcionam como um amplificador do seu branding. Por isso, envolva-se com os seguidores e mostre a personalidade da sua loja! Por exemplo: utilize estratégias de conteúdo visual para fortalecer a sua identidade e estilo.

Principais canais de branding para e-commerce

Agora que você já sabe quais passos seguir para elaborar sua estratégia de branding, resta a questão: onde aplicar tudo isso? Os principais meios de branding para e-commerce são:

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, na verdade, pode ser utilizado em diferentes canais, como redes sociais, newsletter, blog e até mesmo o YouTube. Ele te ajuda a atrair e reter clientes através de conteúdos qualificados. Ou seja, que despertem o interesse das pessoas e façam com que elas passem a confiar na sua marca. Além de agregar valor ao conteúdo que você compartilha com o seu público, é importante que ele carregue a identidade visual e a linguagem que foram estabelecidas para a sua marca.

Redes sociais

Para ter uma loja virtual amplamente conhecida nos dias de hoje, é necessário expandir sua presença digital, o que inclui as redes sociais. Elas se tornaram quase que uma segunda vitrine para muitos negócios. Além de serem um canal popular para compartilhamento de conteúdos de qualidade, como mencionamos acima. Através das redes sociais, você consegue aumentar seu alcance e também mostrar para o mundo as características que compõem a sua marca. Como se fosse uma extensão da sua loja virtual. Ah, e não se esqueça de manter a consistência de linguagem também nos comentários que responder e no atendimento aos seus clientes.

Sua loja virtual

E como não podia faltar, o principal meio em que você deve expor o resultado da sua incrível estratégia de branding é sua própria loja virtual. Em todas as páginas, seja na home, na página de categorias ou de produtos: sua identidade visual e linguagem devem ocupar cada espaço.

Você também pode exibir os valores da sua marca para que o seu público leia e se identifique com eles, fortalecendo a conexão entre os dois.

E para que essa tarefa se torne mais fácil, é sempre bom poder contar com uma ferramenta que ofereça diferentes opções de personalização e seja eficaz quando o assunto é o desempenho da sua loja virtual, certo?

Métricas para avaliar digital branding no e-commerce

Pronto, você já sabe o que é branding no e-commerce e como construir essa identidade de marca. Mas, como saber se as suas estratégias estão dando certo? Para isso, é preciso analisar métricas e avaliar a performance do seu negócio. A avaliação do digital branding no e-commerce busca entender como a marca está sendo percebida online e como as estratégias de branding estão impactando o desempenho do negócio.

Aqui estão alguns indicadores-chave que podem ser utilizados:

> Reconhecimento de marca

O reconhecimento de marca é um dos objetivos do branding para e-commerce e significa avaliar se a sua loja está sendo lembrada pelos consumidores de forma positiva. Para isso, é possível analisar métricas como mencionamento de marca, isto é, a quantidade de vezes que a sua loja foi citada em redes sociais, blogs e outros canais online. Outro indicador importante é o share of voice (participação de voz, em português), que significa a participação da sua loja em comparação com as suas concorrentes diretas nos canais digitais.

> Engajamento nas redes sociais

Curtidas, comentários e compartilhamentos te ajudam a entender o envolvimento dos usuários de redes sociais com a sua marca e o conteúdo publicado. Além disso, observe a taxa de engajamento: para calcular, é só somar as curtidas, comentários e compartilhamentos e dividir pelo número total de seguidores.

> Tráfego do site

O branding diz respeito não só às redes sociais, mas principalmente à sua loja virtual. Por isso, acompanhe o número de visitantes únicos do seu site para avaliar o alcance da sua marca.

Como nem tudo são flores, é importante também observar o que não está dando certo: a taxa de rejeição vai te ajudar a entender se os visitantes estão ficando no site ou saindo rapidamente. Isso serve para identificar possíveis melhorias na experiência do usuário no site e pode ajudar a avaliar uso de elementos e cores.

> SEO e visibilidade online

O branding para e-commerce também inclui SEO (Search Engine Optimization). Afinal, essa estratégia pode melhorar a visibilidade da marca nos motores de busca. Portanto, analise o posicionamento nos resultados de busca, monitore posições da sua marca e fique de olho no tráfego orgânico proveniente das pesquisas.

> Experiência do cliente

Para analisar a experiência do cliente na sua loja virtual, a métrica que vai te ajudar é o tempo de permanência no site. Ou seja, quanto tempo os visitantes navegam pelas suas páginas e produtos antes de sair da loja. E, claro, a taxa de conversão também é importante para avaliar a construção de branding. É possível avaliar a eficácia do seu site em converter visitantes em clientes.

> Alcance de campanhas de marketing

Uma mensagem de marca consistente em todos os canais digitais contribui para a construção de uma identidade de marca unificada. Isso vale, também, para as campanhas de marketing digital e para os anúncios de mídia paga. Assim, um dos indicadores que podem ser avaliados é o alcance das campanhas – quantas pessoas foram impactadas por cada postagem ou anúncio. Em seguida, avalie a taxa de conversão dessas campanhas. Estão gerando conversões?

> Sentimento da marca

Por fim, mas não menos importante, como será que seus clientes se sentem em relação a sua marca? Pode até parecer uma métrica subjetiva, mas saiba que é possível descobrir se a sua estratégia de branding está dando certo. Para isso, você pode realizar pesquisas de sentimento de marca ou utilizar ferramentas de análise de sentimento para entender como as pessoas percebem a sua marca online.

E o rebranding, o que significa?

Rebranding é o processo de revisar, renovar ou alterar os elementos-chave da identidade de uma marca. Em outras palavras, é o mesmo que repaginar a imagem que você tinha construído, alterando cores, logotipo, design e mensagem, por exemplo.

O objetivo principal do rebranding é dar à marca uma nova identidade visual ou conceitual para se adaptar a mudanças. Pode ser para conquistar novos públicos, melhorar o posicionamento estratégico ou até mesmo corrigir uma imagem percebida negativamente.

Dessa forma, alguns motivos comuns para realizar o rebranding incluem mudança de público-alvo, expansão ou diversificação do negócio, reposicionamento estratégico, modernização ou atualização e correção de imagem negativa.

Mas, antes de iniciar um rebranding, é preciso fazer uma análise profunda da situação atual da marca. Isso porque qualquer mudança na identidade da marca pode impactar a percepção dos consumidores e a lealdade à marca.

Portanto, é essencial realizar pesquisas e garantir que as mudanças estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.