Criar uma loja virtual vai muito além de escolher uma plataforma de ecommerce. Mas, imagina se você pudesse evitar erros que vários empreendedores já cometem ao iniciar uma loja virtual? Saiba que isso é possível e neste post vamos abordar alguns erros mais comuns ao abrir uma loja virtual e o que você pode fazer para evitá-los.
Erro 1: Falta de Planejamento
Muitos empreendedores não dão importância ao planejamento ao abrir uma loja virtual. Mas, esse erro pode custar caro. Sem um plano definido, é fácil perder o foco e tomar decisões erradas que podem comprometer o sucesso do negócio.
Como evitar: Antes de começar, desenvolva um plano de negócios. Pense no público alvo e pessoas, no mix de produtos, no crescimento da empresa a longo prazo, estude o mercado, analise a concorrência, estabeleça metas claras. Pense em qual plataforma se encaixa melhor no seu negócio e pense na criação da sua loja virtual. Fique atento, um bom planejamento inclui uma estratégia de marketing, um plano financeiro e um cronograma de atividades.
Erro 2: Escolha errada da Plataforma de E-commerce
Escolher a plataforma de e-commerce é uma das partes mais importantes para o seu negócio online, pois passará muito tempo utilizando-a. E você não vai querer estar em uma plataforma que não tem todas as funcionalidades e recursos necessários para o crescimento do seu negócio e isso sem comprometer o seu lucro ou ter problemas técnicos.
Como evitar: Pesquise e compare diferentes plataformas de e-commerce. Considere fatores como facilidade de uso, custo (mensal e se a plataforma cobra comissão por vendas), suporte técnico (veja se poderá falar com um humano ou se o atendimento será via chat bot), segurança e escalabilidade (isso é muito importante!). Escolha a plataforma de ecommerce que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.
Erro 3: Design e Navegação Ruins
A escolha das cores, do layout, das fotos e a forma como organizará os itens no menu vai influenciar muito as vendas. Um design mal feito e uma navegação confusa podem afastar clientes, que podem achar que a loja não é confiável, ou simplesmente por não conseguirem achar facilmente o produto que desejam comprar.
Como evitar: Invista em um design limpo, profissional e responsivo (isso é de extrema importância). Cada plataforma trabalha de uma forma, na Macro você encontra temas profissionais gratuitos no Plano Start, e um layout totalmente elaborado de forma exclusiva e personalizada para os clientes do Plano Premium.
Erro 4: Falta de Otimização para Motores de Busca (SEO)
Imagina que você acabou de criar a sua loja, entra no Google e busca por um produto que você vende, mas, nenhum resultado leva a sua loja virtual. É frustrante, certo? Isso acontece quando não há uma estratégia de SEO, o que limita significativamente o tráfego orgânico (aquele que não se paga) para a sua loja virtual e, consequentemente, as vendas.
Como evitar: Invista em SEO desde o início. Sim, vai dar trabalho, não vou te iludir, mas, posso afirmar que a médio e longo prazo vai colher os resultados.Para iniciar, realize uma pesquisa de palavras-chave que representam os seus produtos. Veja a concorrência dessas palavras. Escreva os textos dos seus produtos, das categorias utilizando as palavras chave É importante utilizá-las nos nomes dos produtos, título das páginas e também no corpo do texto. Mas, não se esqueça de que está escrevendo para um humano e por isso, o texto precisa fazer sentido.
Erro 5: Descrições de Produtos Inadequadas
Muitas vezes entramos em lojas virtuais que possuem fotos belíssimas, ficamos tentados a comprar o produto, no entanto, ao entrar na página de produtos nos deparamos com pouca ou nenhuma descrição (muitas vezes genérica), o que faz com que fiquemos com dúvidas sobre o produto que queremos comprar. Isso pode levar a altas taxas de abandono de carrinho ou a temida devolução de produtos.
Como evitar: Escreva descrições de produtos detalhadas e atraentes. Inclua informações sobre as características, benefícios e usos dos produtos. Use palavras-chave relevantes e destaque o que diferencia seus produtos da concorrência. A descrição bem feita somada a fotos de alta qualidade e, se possível, vídeos demonstrativos tornarão a sua página de produto altamente atraente, o que aumenta significativamente as vendas.
Erro 6: Política de Preços Confusa
Às vezes, pensando em vender mais, novos lojistas virtuais colocam os preços lá embaixo, ou, colocam valores bem altos, para se posicionar como produtos de luxo. No entanto, colocar valores muito abaixo da concorrência pode fazer com que as pessoas desconfiem da qualidade e originalidade dos produtos e, em contrapartida, preços muito altos podem afastar as pessoas, já que ainda não conhecem muito bem a nossa marca.
Como evitar: Pesquise o mercado e defina uma política de preços clara e competitiva. Considere todos os custos envolvidos, como produção, logística e marketing, ao definir os preços. Ofereça promoções e descontos de forma estratégica, mas evite exageros que possam prejudicar sua margem de lucro, combinado?
Erro 7: Atendimento ao Cliente Inadequado
Um cliente satisfeito te indica para vários outros. Um atendimento ao cliente ruim pode resultar em feedback negativo (imagina ganhar uma reclamação no Reclame Aqui ou no Google Business?) ou até a perda de clientes. Se os consumidores não se sentirem valorizados, é pouco provável que voltem a comprar na sua loja.
Como evitar: Invista em um atendimento ao cliente de qualidade, humanizado. Treine sua equipe para responder rapidamente às dúvidas e resolver problemas de forma eficiente. Se tiver equipe o suficiente, ofereça múltiplos canais de contato, como chat ao vivo, e-mail e telefone. À medida que o seu negócio crescer, opte por utilizar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar e melhorar a experiência do cliente.Isso vai facilitar o atendimento.
Erro 8: Gestão de Estoque Ineficiente
Imagina o cenário, você fez um anúncio no Instagram que trouxe muitas pessoas interessadas em um produto, e de tão interessante que estava a sua oferta esse produto acabou se esgotando rapidamente. O problema é que o tempo de entrega do seu fornecedor é grande e então, você acaba deixando de vender por não ter produtos. Esse cenário acontece muito com novos empreendedores, que ainda estão aprendendo sobre como calcular a quantidade de estoque adequada para cada produto. Mas, fique atento, o contrário também pode acontecer, e o excesso de estoque, representa dinheiro parado. Ambos os cenários são muito prejudiciais para o negócio.
Como evitar: Implemente um sistema eficiente de gestão de estoque. Defina os produtos de curva A, e C. No início isso pode ser mais complicado, mas com o tempo, gerenciando os dados, aprenderá o que a sua clientela prefere. Para te ajudar, utilize ferramentas que o ajudem a monitorar os níveis de estoque em tempo real para prever a demanda. Escolha bem os seus fornecedores e mantenha uma comunicação constante com eles para garantir que você possa repor rapidamente os produtos esgotados.
Erro 9: Desconsiderar a Experiência Mobile
Ao criar uma loja virtual é preciso pensar o design para computador e também para telefones. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, muitos compradores preferem fazer compras do seu smartphone, outros iniciam suas pesquisas de produtos pelo celular e depois finalizam pelo computador. Se a sua loja virtual não oferece uma boa experiência no acesso via celular, sinto te informar que você pode perder uma grande parte de seus potenciais clientes.
Como evitar: Certifique-se de que sua loja virtual seja responsiva e ofereça uma experiência de navegação agradável em dispositivos móveis. Isso inclui tempos de carregamento rápidos, com imagens bonitas e leves, layout adaptável e botões de fácil acesso.
Erro 10: Falta de Análise e Melhoria Contínua
Muitos empreendedores criam a sua loja e pensam que não precisam fazer testes de compra, monitorar e analisar o desempenho da sua loja virtual. E isso é um grande erro, essa atitude pode impedir que você identifique pontos fracos em sua loja virtual e também oportunidades de melhoria. Sem dados, é difícil tomar decisões assertivas.
Como evitar: Utilize ferramentas de análise, como Google Analytics, para monitorar o desempenho da sua loja virtual. Analise métricas como taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, tráfego e comportamento do usuário. Baseado nos dados destas métricas e KPIs, faça ajustes contínuos para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
Conclusão
Analise todos os pontos apresentados: planejamento detalhado, a escolha da plataforma certa, um design atraente, SEO eficaz, descrições de produtos detalhadas, uma política de preços clara, um atendimento ao cliente de qualidade, uma gestão de estoque eficiente, a otimização para mobile e a análise contínua são essenciais para o sucesso de sua loja virtual.
Se atente a tudo isso para aumentar significativamente suas chances de crescimento. É hora de aproveitar todo o potencial das vendas online, colocando suas ideias em prática e com o conhecimento para abrir sua loja virtual com segurança.