8 dicas de marketing digital para lojistas iniciantes

Lojistas iniciantes ganham potencial de alcance de novos públicos com baixo custo utilizando estratégias de marketing digital no e-commerce. Com planejamento, estudo das principais plataformas disponíveis e conhecimento de ferramentas gratuitas, é possível construir a marca ao mesmo tempo em que alavanca as vendas na loja virtual.

O marketing digital é o alto-falante de lojistas virtuais iniciantes e, a seguir, vamos te mostrar como aproveitar a potência dessa estratégia para alavancar o alcance e as vendas da sua loja virtual. Acompanhe!

1. Planeje a comunicação da loja

O planejamento envolve definir a identidade da marca, o público-alvo, os objetivos de marketing e as mensagens-chave da loja virtual. E esse sempre será o primeiro passo antes de qualquer ação. Essa consistência ajuda a construir credibilidade e atrair clientes, além de reforçar o posicionamento e destacar o e-commerce no meio.

2. Estude sobre SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas voltadas para a otimização de conteúdo na internet, com o objetivo de que seja encontrado mais facilmente nos buscadores como o Google. Parece complexo, mas mesmo quem está iniciando na área pode investir na busca por palavras-chave, melhores formatos de imagem, dúvidas frequentes, e tornar o próprio e-commerce uma fonte de respostas. A médio e longo prazo, utilizar técnicas de SEO aumenta os resultados de acessos e descoberta da loja virtual.

3. Esteja nos canais certos

Nem todas as plataformas de marketing digital funcionam igualmente para todos os negócios. Descubra onde o público-alvo do seu e-commerce está mais presente e concentre esforços nesses canais.

4. Considere investir em anúncios pagos

Anúncios pagos nas redes sociais permitem que sua marca alcance pessoas específicas de maneira rápida e eficaz. Mesmo com um orçamento reduzido, é possível atrair novos clientes e gerar vendas a partir do impulsionamento de publicações estratégicas.

5. Fique de olho nas datas sazonais

As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas. Planeje promoções e campanhas específicas para ocasiões como Black Friday, Dia das Mães e Natal.

6. Não ignore o e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta poderosa para manter contato com clientes, enviar promoções e incentivar a compra de clientes habituais. Utilize para compartilhar novidades, promoções exclusivas e dicas relacionadas com o universo da loja virtual.

7. Teste e avalie cada ação

No marketing digital, nem todas as estratégias funcionam de imediato, e isso pode gerar frustração para quem está começando. Aproveite a flexibilidade para testar diferentes abordagens, como formatos de anúncios, horários de postagem e tipos de conteúdo, e avalie o desempenho para entender o que melhor funciona para o seu público.

8. Seja flexível para mudanças

O mercado digital está em constante evolução, e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Esteja preparado para adaptar suas estratégias e experimentar novas ideias. Seja uma nova rede social ou uma tendência em conteúdo que viralizou, experimente e siga aprendendo.

O marketing digital é um campo com muitas oportunidades e vantagens para lojistas iniciantes, que desejam fazer o máximo para vender mais com o melhor custo-benefício – algo muito importante para lojas que estão começando. Utilize essas dicas para começar seu e-commerce com pé direito e garantir melhores resultados!