O impacto da experiência mobile no sucesso do e-commerce

Com mais de 70% das compras online feitas por smartphones, garantir uma experiência mobile eficiente não é mais uma escolha—é uma necessidade. Fique por dentro do novo comportamento de consumo e entenda as maiores vantagens que o mobile commerce traz para as lojas virtuais.

Por que investir na experiência mobile?

Dentre as principais vantagens do mobile commerce, a visibilidade é a principal. Considerando que, de acordo com dados da agência Super Sonic, 69% do tempo diário de consumo de conteúdo das pessoas ocorre em smartphones, estar presente digitalmente com redes sociais bem alimentadas e uma loja virtual adaptada ao acesso por dispositivos móveis coloca a marca em destaque.

Outros insights desta pesquisa também são relevantes. Uma experiência móvel positiva pode ter um impacto substancial na percepção do e-commerce, com 89% dos consumidores afirmando que recomendariam uma marca após uma experiência mobile satisfatória.

Outro fator a ser considerado é o volume significativo de tráfego proveniente de dispositivos móveis. Com 71% do tráfego global de sites de varejo originando-se de dispositivos móveis, os varejistas que desejam alcançar e envolver seu público-alvo devem embarcar no m-commerce e priorizar a otimização para dispositivos móveis.

Para alcançar efetivamente uma otimização da experiência mobile, considere o apoio de agências de SEO e CRM especializadas, que são especialistas em otimizar a presença online e melhorar o relacionamento com o cliente, capacitadas a implementar as melhores práticas para o m-commerce e garantir uma experiência móvel de alta qualidade para seus clientes.

Impactos na taxa de conversão

No atual cenário do e-commerce, a otimização para dispositivos móveis não é apenas uma vantagem competitiva, mas sim uma necessidade imperativa para alcançar o sucesso no mobile commerce. O uso de estratégias como UX (user experience) para ajustar o layout das lojas virtuais aos dispositivos móveis é fundamental, tendo em vista que o número crescente de consumidores realizando compras por meio de smartphones e tablets representa mais que uma tendência, mas um novo padrão de consumo. 

Uma pesquisa realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box aponta que 71% dos consumidores brasileiros realizam suas compras pelo celular. Hoje, as agências de SEO desempenham um papel fundamental ao garantir que os varejistas possam aproveitar ao máximo essa tendência.  Negligenciar a experiência móvel pode resultar em perder uma parcela significativa do mercado, e neste artigo vamos entender essa realidade e oferecer uma visão abrangente das tendências emergentes no setor do varejo online. 

O que é Mobile First?

 Mobile First é uma abordagem de design e desenvolvimento que prioriza dispositivos móveis na criação de sites, aplicativos e plataformas digitais. O foco está na experiência do usuário em smartphones e tablets, antes mesmo de se pensar em adaptações para telas maiores, como computadores e laptops.

Segundo os Insights do Consumidor do Google, 53% das visitas são abandonadas se um site para dispositivos móveis demora mais de 3 segundos para carregar. Já 79% das pessoas dizem que é provável que revisitem e/ou compartilhem um site para dispositivos móveis se ele for fácil de usar. Motivos como esses mostram que quando uma ferramenta é desenvolvida pensando nas telas menores, as chances de uma boa experiência do usuário é muito maior, pois colocam o usuário em primeiro lugar.

Como otimizar sua loja virtual para mobile?

 As novas gerações estão em busca de simplicidade e usabilidade em suas experiências online.

E para o seu e-commerce se destacar em meio a concorrência, além de entregar uma jornada de compra completa para os seus clientes, conte com a Macro, plataforma segura e eficiente, com funcionalidades desenvolvidas para otimizar a experiência mobile da sua loja, como:

– Design responsivo

– Velocidade que reduz o tempo de carregamento

– Mini Carrinho flutuante lateral

– Botão Comprar Flutuante

– Menus laterais

Analise se o seu e-commerce está realmente preparado para aproveitar todo o potencial de vendas dos dispositivos móveis e como fazer do mobile um aliado.  Adotar uma experiência mobile otimizada é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Conte com todos os recursos da plataforma de e-commerce da Macro para isso!