Métricas de redes sociais: veja as principais e como analisar

Você já parou para pensar se as estratégias de divulgação do seu negócio nas mídias sociais trazem resultados efetivos para a sua empresa? Muitos empreendedores utilizam essas plataformas para atrair e se relacionar com clientes e fortalecer a marca, mas nem sempre avaliam as métricas de redes sociais — seja por desconhecerem quais dados acompanhar ou como interpretá-los.

Mais do que reconhecer o valor dos canais digitais, é essencial adotar uma visão analítica. Isso significa dominar as principais métricas de redes sociais, saber como monitorá-las e utilizar ferramentas certas para transformar dados em soluções planejadas.

O que são métricas de redes sociais?

As métricas de redes sociais são dados quantitativos ou cruzamentos deles que medem o resultado de ações on-line criadas por empreendedores, como posts ou campanhas promocionais para divulgar lojas físicas ou e-commerces. Na prática, ao cruzar o alcance de uma publicação com as interações do público, você obtém engajamento.

Indicadores, como curtidas, compartilhamentos, menções da marca e impressões, trazem informações sobre o desempenho das estratégias digitais da empresa, o comportamento e o perfil do público atingido e as tendências do mercado.

Qual é a importância da análise de métricas em redes sociais?

As métricas de redes sociais são aliadas do seu negócio, já que possibilitam ter um olhar preciso do retorno obtido, além de mostrar se os objetivos traçados tiveram sucesso. Ou seja, esse índice funciona como os planejamentos estratégicos e tomadas de decisões informadas.

De forma geral, as métricas permitem:

– Verificar o impacto que cada atividade gera nos leads;

– Definir conteúdos adequados para o público-alvo em cada rede social;

– Comparar o desempenho das suas ações com as da concorrência. Dessa forma, você – Identificar as áreas nas quais o seu negócio pode melhorar ou se destacar;

– Identificar tendências e padrões do mercado. Assim, facilita o ajuste de suas estratégias de mídias sociais para obter melhores resultados e aumentar a visibilidade;

– Reconhecer oportunidades para manter o negócio competitivo;

– Mensurar o desempenho das campanhas de marketing.

Qual a diferença entre métricas de vaidade e métricas relevantes?

Entender a diferença entre métricas de vaidade e métricas relevantes ajuda a escolher as mais adequadas para as estratégias de divulgação do seu negócio nas redes sociais conforme cada objetivo. Veja a seguir!

Métricas de vaidade

Essas métricas são aquelas que mexem com a vaidade do empreendedor em um primeiro momento, mas não oferecem, necessariamente, resultados reais para a empresa.  No geral, são indicadores que não refletem informações importantes sobre a eficiência das campanhas de marketing digital e do Retorno sobre o Investimento (em inglês, Return on Investment ou ROI), por exemplo.

Curtidas no Instagram, visualizações no Facebook e seguidores no LinkedIn são métricas de vaidade mais fáceis de alcançar, que podem iludir. Normalmente, são números expressivos, porém, não indicam o sucesso de uma estratégia digital, não garantem mais vendas e não contribuem para as tomadas de decisão.  Para entender melhor, imagine que você tenha um e-commerce e queira atrair consumidores da página no Facebook para a sua loja virtual. As curtidas e reações que receber do público serão consideradas métricas de vaidade, mas não devem ser as principais para monitorar na sua rede social.

Métricas relevantes

As métricas relevantes têm relação direta com os objetivos da sua empresa por medirem a repercussão das ações realizadas nas redes sociais. Esses índices revelam o engajamento espontâneo e as conversões, como a geração de leads qualificados, o aumento de vendas e a retenção de clientes.

Taxa de conversão das campanhas digitais, taxa de retenção, ROI e engajamento profundo (visitas a um site e comentários importantes) são métricas relevantes a considerar. Para facilitar a compreensão, vamos usar o exemplo do e-commerce acima. Nessa situação, o índice real para analisar é o número de acessos que você gerou para a sua loja virtual por meio de links nas redes, especialmente aqueles que resultaram em compras.

Quais são as métricas de redes sociais para acompanhar?

Agora que você sabe como definir as métricas de redes sociais, chegou a hora de conhecer as principais para acompanhar o desempenho das suas estratégias.

Alcance

O alcance indica o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo. Isto é, essa métrica mostra até onde as suas publicações chegam, como seus posts são distribuídos e quantas pessoas você atingiu. É relevante destacar que existem dois tipos de alcance: o orgânico e o pago. A primeira opção o resultado acontece naturalmente, logo não há necessidade de investir em publicidade para o post ter boa repercussão. Já o segundo é a consequência em números dos anúncios promovidos nas redes sociais.

Engajamento

O engajamento mede o envolvimento dos usuários com as suas publicações. Na prática, significa o número de comentários, curtidas, cliques, salvamentos e compartilhamentos. Esse índice é fundamental para entender como anda o interesse das pessoas em relação aos seus conteúdos.

Taxa de cliques (CTR)

A taxa de cliques é a quantidade de vezes que uma pessoa vê e clica em um anúncio. O empreendedor que busca tráfego para um site ou um e-commerce deve analisar essa métrica com atenção. O cálculo do CTR é feito com base no total de impressões e cliques na publicidade. Fique atento às taxas de cliques baixas, uma vez que podem sinalizar que a sua oferta não é tão atrativa para quem a recebe. Portanto, para atrair o público e fazê-lo clicar em sua publicação, preste atenção em elementos, como botão do call to action (CTA), título e imagem usada.

Taxa de conversão

As conversões são ações específicas que o dono do negócio quer que o público realize ao interagir com seu conteúdo nas redes sociais.  Vamos voltar à situação do e-commerce que mencionamos para entender melhor. Imagine que você faça um post que direcione o usuário para a sua página de venda. Se o consumidor adquirir o seu produto, a conversão é a compra.

Crescimento de seguidores

Divulgar publicações relevantes nas redes sociais é uma das formas de contribuir com o aumento de público no seu perfil.  Logo, para saber se a sua estratégia de marketing de conteúdo é eficaz, ou seja, se atrai e retém usuários, você pode cruzar o calendário editorial dos posts com o crescimento de seguidores.

Tráfego

O tráfego é a métrica que mostra a quantidade de acessos que uma página de e-commerce e site recebem a partir de cliques nas publicações divulgadas em uma rede social. Ao acompanhar esse indicador, você avalia a eficácia de suas campanhas em relação ao interesse das pessoas no seu website e à conversão de visitantes em clientes.

ROI

O Retorno sobre o Investimento ou ROI mede o lucro que uma campanha de marketing digital gera em relação a cada real investido por uma empresa nas redes sociais.  Para calcular o ROI, use a seguinte fórmula:

ROI = lucro do investimento – custo do investimento/custo do investimento

O resultado que você encontrar multiplique por 100 para obter o percentual.

Volume de menções

Essa é uma métrica que mede se o público fala e discute sobre a sua marca e como a menciona nas redes sociais. Em outras palavras, o volume de menções funciona como um termômetro para descobrir o sentimento das pessoas em relação à sua empresa.

Taxa de rejeição

Essa taxa tem a ver com o percentual de visitantes que saem do site de uma empresa sem interagir com as páginas e fecham logo após abri-las. Na hora de realizar a análise de métricas, verifique também a taxa de clique e o tráfego resultantes das redes sociais. Esses indicadores em conjunto vão te ajudar a entender melhor o desempenho do canal.

Para fazer o acompanhamento de métricas, é indispensável usar recursos adequados que possibilitam monitorar e interpretar os dados de forma eficiente e precisa.

Listamos as ferramentas de métricas de redes sociais que podem te ajudar a analisar os indicadores usados nas suas estratégias de marketing digital.

– Ferramentas nativas das redes sociais

– Facebook Insights

– Instagram Insights

– Google Analytics

Para impulsionar o crescimento do seu negócio de maneira estratégica e sustentável, é essencial tomar decisões embasadas em dados.

Nesse contexto, as métricas de redes sociais desempenham um papel crucial e ajudam os empreendedores a planejar ações on-line com base em informações reais e atualizadas. Ao monitorar os resultados das publicações, você consegue avaliar a eficácia das iniciativas realizadas nas mídias digitais.