Você sabe como oferecer experiências encantadoras para o seu cliente?
A experiência do cliente diz respeito a todo contato que seu consumidor, ou potencial consumidor, tem com seu serviço, produto, e com a sua marca, desde o início da sua jornada de compra. Você pode avaliar a qualidade dessa experiência de maneira conjunta e, assim, entender qual foi o nível que um cliente viveu com a sua empresa. Ou ainda, avaliar cada interação que um mesmo cliente teve com seu negócio.
Independentemente de como será a sua análise, saiba que cada contato é valioso para a experiência total do consumidor e que uma única vivência ruim pode fazer você perder o cliente.
A experiência do cliente, tradução de Customer Experience do inglês, é o conjunto de percepções que seus clientes têm quando estão em contato com a empresa. Ou seja, a definição de experiência do cliente é o resultado de todas as interações que um consumidor teve com a marca ao longo da jornada de compra.
Na experiência do cliente, você deve considerar que há um conjunto de sentimentos e ações em todos os canais e meios de comunicação entre a sua empresa e esse consumidores.
No final, essas interações e emoções vão servir para medir se o cliente ficou ou não satisfeito. É por isso que, ao entendermos o que é experiência do cliente, precisamos estar atentos a todos os pontos de interação do consumidor com sua marca, produto ou serviço. Neste sentido, além da experiência, também é importante saber o que é sucesso do cliente!
Fizemos uma seleção com 5 dicas incríveis para você começar a adotar no seu negócio, visando melhorar a relação com o seu consumidor em todos os momentos da jornada de compra.
Estratégia 1 > Ofereça experiências encantadoras
75% dos consumidores preferem escolher uma marca que ofereça uma boa experiência, mesmo que isso signifique gastar mais.
Estratégia 2 > Reduza a quantidade de etapas até a finalização da compra
28% acham que diminuir as etapas dentro do site para concluir uma compra é uma ação para melhorar a experiência de compra online.
Estratégia 3 > Faça ações de pré-vendas no Google e Instagram
56% utilizam o Google para pesquisar produtos no pré-vendas e 59% apontaram o Instagram como principal canal para receber promoções.
Estratégia 4 > Utilize o WhatsApp para facilitar o processo de compra
61% utilizam o WhatsApp para falar com empresas durante a compra e 44% confiam no canal para fazer compras.
Estratégia 5 > Tenha estratégias eficientes de pós-vendas
58% voltariam a comprar de uma marca se recebessem promoções, cupons e descontos.
E aí, preparados para colocar essas estratégias em prática e transformar a experiência de compra do cliente com planejamento e execução para alavancar ainda mais as vendas na sua loja virtual?