Aprender a vender joias online é uma alternativa lucrativa para quem quer começar uma loja virtual ou está pensando em expandir os negócios.
Mesmo com baixo investimento e espaço reduzido de estoque, o segmento de vendas de joias e semijoias na internet é lucrativo, mas requer um esforço para divulgação e alcance do público-alvo.
E é sobre isso que vamos falar por aqui!
Quer entender como divulgar a venda de joias, calcular o preço e faturar com o comércio de joias e semijoias online? Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!
É bom vender joias? Dá dinheiro?
Sim, o segmento de venda online de joias e semijoias é uma alternativa lucrativa para lojas virtuais!
O mercado brasileiro de consumo de joias vem ganhando destaque desde 2020, chegando, em 2022, a 37 milhões de compradores online de joias, segundo relatório da Mordor Intelligence.
Sobre o faturamento do setor, o mesmo relatório aponta que, em 2024, o mercado de joias no Brasil deve atingir a marca de US$ 3,59 bilhões – e, até 2029, US$ 5,34 bilhões.
O mesmo acontece com o consumo de semijoias, ou compra de bijuterias online, como também é conhecido o setor de acessórios sem metais e pedras preciosos e com baixo custo.
Por exemplo, em 2022, a importação brasileira de bijuterias da China movimentou mais de US$ 34 milhões, como mostram os dados do Statista.
Todo esse aumento nas importações e vendas de joias e semijoias online é justificado pelo aumento do consumo online das pessoas, que teve um disparo durante os anos de isolamento social devido a pandemia de Covid-19 e seguiu como uma tendência.
Como começar a vender joias pela internet? 7 dicas para iniciantes
Se você está pensando em como vender joias e iniciar o seu próprio e-commerce, é importante ter um plano sólido e seguir as etapas certas para garantir o sucesso e a continuidade do negócio.
A seguir, compartilhamos 7 dicas essenciais para começar uma loja virtual de joias e semijoias, desde a abertura do e-commerce até a escolha de parceiros estratégicos. Vamos lá?
1. Defina um ou mais segmentos de público
A identificação e definição do segmento de público vai ditar tudo sobre a sua loja virtual de joias e bijuterias. Mas isso não quer dizer que você precisa se limitar a apenas um tipo de público – como, por exemplo, mulheres.
Ao iniciar um comércio de joias, selecione mais de um segmento de público para testar a saída de produtos. Por exemplo: joias para homens, como anéis, pulseiras e correntes.
2. Selecione os fornecedores
Escolher bons fornecedores não é uma tarefa de fácil execução. Existem muitas opções no mercado tanto para quem quer vender joias preciosas quanto para semijoias do dia a dia. Uma alternativa é realizar pesquisas e confirmar a reputação nas redes sociais e no Reclame Aqui. Para dropshipping de joias e bijuterias, vale a mesma dica: pesquise a reputação da empresa além dos canais oficiais dela.
3. Crie uma loja virtual
Para escolher uma plataforma de e-commerce que atenda às necessidades de uma loja virtual de joias, você precisa considerar alguns pontos como suporte para fotos, banners personalizados, categorização e cadastro de produtos ilimitados. Personalize a loja de acordo com a identidade visual da sua marca e garanta uma experiência de compra fácil e segura para os clientes.
Conheça a PLATAFORMA DE LOJA VIRTUAL DA MACRO – melhor plataforma exclusiva para a venda de joias para alavancar seu negócio no com todas as funcionalidades e recursos para suas vendas de atacado ou varejo.
◾ Se você está procurando a loja virtual ideal para vender suas joias pela internet, acaba de encontrar. Com a plataforma de e-commerce da Macro sua empresa de joias pode chegar a um novo patamar de vendas online.
4. Precifique as joias
Para saber como calcular o preço de venda de joias e semijoias no e-commerce, você precisa entender quais são os gastos e investimentos necessários, além da margem de lucro pretendida. Considere o custo dos materiais, mão de obra, despesas operacionais e margem de lucro ao precificar seus produtos. Experimente fazer uma pesquisa de mercado, avaliando os preços dos principais concorrentes, para entender se a sua precificação está dentro dos padrões do mercado e como é possível aplicar descontos.
5. Invista em boas e atrativas fotos dos seus produtos
Vender joias e semijoias online depende muito das imagens produzidas. Por isso, entender como tirar fotos de joias é uma necessidade. Mas se você não sabe como fazer isso ou não tem tempo, conte com as fotos profissionais da Macro!
A forma como os produtos são apresentados aos consumidores desempenha um papel crucial na decisão de compra. A imagem pode influenciar significativamente a percepção do produto, despertando o interesse e estimulando a compra. A Macro tem várias modalidades de fotos, de acordo com a necessidade do seu negócio.
6. Pense nas embalagens
Saber como embalar joias para vender na internet de maneira correta é algo que pode fazer a diferença na experiência do cliente. Joias e bijuterias, em geral, são produtos delicados, que requerem um cuidado extra na embalagem, com materiais que ajudam a evitar atritos nas peças. Sempre que possível, crie embalagens personalizadas que transmitam a identidade da sua marca e agreguem valor ao produto, como caixas elegantes, sacolas de presente e cartões de agradecimento.
7. Escolha os canais de divulgação
A escolha dos canais para divulgar a venda de joias e semijoias precisa considerar que o apelo, especialmente desse nicho, é visual. Ou seja, canais que sejam voltados para texto talvez não sejam a melhor escolha. Opte por divulgar os produtos no Instagram, TikTok e, em alguns casos, até mesmo no Facebook. Lembre que os clientes precisam ver o produto, os detalhes das peças e sugestões de uso.