Tráfego pago para iniciantes: como fazer no e-commerce

Receber mais visitas e pessoas interessadas em comprar no e-commerce é o desejo de muitas pessoas que gerenciam lojas virtuais – e o tráfego pago auxilia no aumento desses números. Mas com tantos termos, técnicas e canais para realizar anúncios, essa estratégia pode ser um desafio para muitos lojistas. Vamos juntos explorar mais sobre esse assunto?

 

O que é tráfego pago e como ele funciona?

Tráfego pago, às vezes chamado de mídia paga, é uma ferramenta do marketing digital que utiliza campanhas e anúncios pagos em plataformas digitais para alcançar mais pessoas e aumentar as visitas na loja virtual. De maneira simples, a lógica por trás do tráfego pago funciona assim:

– São definidos objetivos para a loja virtual (como receber mais visitas, vender mais, receber mais engajamento nas redes sociais do e-commerce, entre outros);

– É definido o orçamento disponível para atingir esses objetivos;

– A partir disso, são selecionados os canais (como Google, Instagram, Facebook, TikTok etc);

– Em cada canal, são criadas campanhas e anúncios, sendo que cada campanha representa um objetivo.

– Os anúncios são conjuntos de artes (criativos), textos e links, que direcionam quem visualiza a realizar uma ação, definida nos objetivos;

– O valor definido para o orçamento é debitado conforme o método de pagamento e o canal escolhido mostra os dados obtidos através de cada campanha.

 

Diferente do tráfego orgânico, que exige um esforço criativo maior para criar conteúdos envolventes com potencial para chegar “naturalmente” até o público de interesse da loja virtual, o tráfego pago permite segmentar o público com base em interesses e pagar para que o conteúdo da loja chegue até essas pessoas. Um exemplo de mídia orgânica é o uso das boas práticas de SEO.

 

Glossário básico de tráfego pago

Alguns termos e siglas se tornam comuns para quem trabalha com tráfego pago diariamente, mas podem soar estranhos em um primeiro momento. Vamos explicar cada um dos termos mais comuns e pontuar a importância para a análise geral da estratégia.

 

CPC – Custo por clique

O CPC é o valor que o anunciante paga cada vez que um usuário clica em um anúncio, seja em pesquisa, rede social ou outro canal pago. Esse valor pode variar dependendo do leilão entre os anunciantes e da qualidade do anúncio.

Indica o custo direto de atrair um visitante para o site ou página de produto.

 

CPA – Custo por aquisição

O CPA é o valor pago por cada conversão, como uma compra ou cadastro realizado a partir do anúncio.

Permite avaliar a eficiência das campanhas em termos de custo por resultado direto.

 

CPM – Custo por mil impressões

O CPM é o valor pago por mil impressões (visualizações) do anúncio. Ao contrário do CPC, onde o pagamento é feito por clique, no CPM o valor é pago pela quantidade de vezes que o anúncio aparece na tela, independentemente se houve interação (clique) ou não. Ajuda a calcular o custo de atingir um grande público.

 

Impressões

As impressões representam o número de vezes que o anúncio foi exibido para os usuários, independentemente de eles terem clicado ou não. Ajuda a medir a visibilidade do anúncio para o público selecionado.

 

Segmentação

Segmentação é o processo de dividir o público em grupos menores, com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e outros fatores.  Aumenta as chances de alcançar o público certo e gerar conversões de cada tipo de campanha/anúncio.

 

CTR – Taxa de cliques

A CTR (click-through rate, ou taxa de cliques) representa a porcentagem de cliques que um anúncio recebe em relação ao número total de impressões. Essa taxa indica o quanto o  anúncio está atraente e relevante para o público-alvo, mostrando se ele está gerando interesse.

 

ROI – Retorno sobre investimento

O ROI (Return On Investment, ou retorno sobre investimento) é uma métrica que avalia o retorno financeiro obtido a partir do investimento feito em campanhas pagas. Para calcular o ROI, é necessário subtrair o custo total da campanha da receita gerada e dividir pelo valor gasto. Permite entender se o investimento em tráfego pago está sendo eficiente e gerando lucro.

 

Pixel

O Pixel é um código inserido no site que permite rastrear as ações dos usuários a partir da ferramenta escolhida para o tráfego pago (como Instagram e Tiktok, por exemplo). Fornece dados detalhados sobre o comportamento dos visitantes no site, possibilitando ajustes em tempo real nas campanhas.

 

Teste A/B

Teste A/B é uma técnica de experimentação que compara duas versões de um mesmo anúncio (ou landing page) para entender qual delas tem melhor desempenho.  Ajuda a otimizar campanhas, ajustando os elementos que funcionam e descartando os que não trazem resultados.

 

Orçamento diário

O Orçamento diário é o valor definido em cada ferramenta para gastar por dia na campanha de tráfego pago.

Ajuda a determinar o custo por dia, controlando os gastos da campanha.

 

Orçamento total

O Orçamento total é o valor definido para ser gasto durante toda a duração da campanha. Ajuda a determinar o custo por todo o período, mantendo o controle em campanhas com prazo estabelecido.

 

Retargeting

Retargeting, também conhecido como remarketing, é uma estratégia que permite exibir anúncios para pessoas que já interagiram com anúncios em algum momento, mas não realizaram compras.

Aumenta as chances de conversão ao alcançar pessoas que já demonstraram interesse.

 

3 benefícios do tráfego pago para lojas virtuais

Existem vários benefícios em investir em tráfego pago para lojas virtuais, mas vamos focar nos três principais e com retornos mais objetivos:

 

– Aumentar o alcance da loja virtual

Através de anúncios pagos, é possível aumentar o número de visitantes e alcance da loja virtual no geral, porque cada campanha direciona a loja para as pessoas que estão pesquisando algo relacionado ao que é vendido. Diferente de contar com o alcance orgânico, que gera mais trabalho e o resultado é visto a médio e longo prazo, o tráfego pago traz resultados imediatos, bastando segmentar o público corretamente.

 

– Ter resultados mais rápidos

Em comparação com o tráfego orgânico, o tráfego pago traz resultados mais objetivos e rápidos para a loja virtual. Quando falamos em aumentar visitas e alcance, que são objetivos que não requerem grandes investimentos financeiros, essa é uma ótima estratégia para iniciantes no ramo.

 

– Atingir as pessoas certas

Através das ferramentas de anúncios, disponíveis nos canais digitais, é possível segmentar o público para que cada campanha atinja quem tem maior potencial de realizar uma compra da loja virtual. Além de impactar quem está pesquisando por algo, o tráfego pago mostra a loja virtual para quem tem o perfil de consumo esperado, o que pode representar um aumento nas vendas da loja.

 

Fazer tráfego pago pode parecer complicado no começo, mas com algumas dicas simples, é possível obter resultados positivos. O segredo está em definir uma estratégia clara e seguir um passo a passo, desde o planejamento do objetivo até a análise dos resultados.

 

Confira as principais etapas para iniciar a estratégia de tráfego pago.

 

Defina objetivos

O primeiro passo para uma campanha de tráfego pago bem-sucedida é definir o que você quer alcançar – ou seja, os objetivos. Para explicar, se o objetivo é aumentar as vendas, o foco será em campanhas de conversão. Se deseja atrair mais visitantes para o e-commerce, a meta será aumentar o tráfego.

 

Selecione um orçamento

Determine quanto está disposto a investir em cada campanha com um orçamento geral para tráfego pago. Para iniciantes, é recomendado começar com valores mais baixos para testar o desempenho da campanha sem comprometer a saúde financeira do e-commerce.

 

Estipule um público-alvo

As plataformas de anúncios oferecem segmentações detalhadas, como faixa etária, localização geográfica, interesses e comportamento das pessoas a serem atingidas pela campanha de mídia paga. Quanto mais preciso for o público, maiores serão as chances de conversão. Mas menor será a parcela de pessoas correspondentes.

 

Escolha os canais

Escolher os canais certos para os anúncios depende do público-alvo e do tipo de produto. Se você está vendendo algo visual, como roupas ou acessórios, plataformas como redes sociais (Social Ads) são ideais, pois permitem anúncios visuais e segmentações detalhadas. Mas, se o objetivo é atingir pessoas que estão procurando ativamente por produtos ou serviços, o Google Ads pode ser mais adequado.

 

Organize as campanhas

Crie campanhas separadas para objetivos específicos para organizar a gestão de tráfego pago. Uma ideia é criar uma campanha de vendas para um novo produto, com o objetivo de conversão, e outra de remarketing para impactar visitantes que interagiram com a loja virtual (no site ou nas redes sociais), mas não realizaram nenhuma ação.

 

Desenvolva os anúncios

O desenvolvimento dos anúncios é a parte criativa da campanha e deve ser feito com cuidado. O anúncio precisa ser atrativo e passar a mensagem de maneira clara e objetiva, dentro dos limites de caracteres disponíveis em cada canal.  Utilize boas imagens, vídeos e descrições que chamem a atenção do público.

 

Avalie os resultados

Depois que as campanhas estiverem em andamento, é hora de acompanhar os resultados.

Utilize as ferramentas de análise da plataforma escolhida, como Google Analytics ou Facebook Insights, para medir o desempenho dos anúncios. Observe métricas como CTR, CPA e ROI para avaliar se a campanha está gerando os resultados esperados.

 

Faça alterações

Com base nos resultados obtidos, faça ajustes e otimize os anúncios conforme a análise dos dados. Caso tenha percebido que um anúncio não está gerando os resultados esperados, uma alternativa é testar uma versão diferente do mesmo conteúdo (Teste A/B), mas alterando a imagem ou o texto de apoio. Além disso, se um público segmentado não está gerando bons resultados, experimente ampliar ou refinar essa segmentação.