Marketing de conteúdo: saiba para que serve e como fazer o da sua empresa

Qual empresa nos dias de hoje consegue obter resultados relevantes e às vezes até se reinventar abrindo mão de uma estratégia de marketing? Com certeza nenhuma.

Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando no Marketing de Conteúdo como sua estratégia para se destacar da concorrência, atrair visitantes e ajudar a alavancar as vendas.

E mesmo que você não tenha tanta experiência no assunto, deve saber que o planejamento de Marketing de Conteúdo é a espinha dorsal para que sua estratégia seja bem-sucedida. Antes de adentrarmos nas dicas de como você pode fazer isso no seu negócio, vamos entender melhor o que é o Marketing de Conteúdo:

O Marketing de Conteúdo consiste na produção de conteúdo de qualidade, atraindo potenciais clientes, gerando desejo em produtos e serviços, e promovendo o aumento das vendas. É a melhor maneira de gerar tráfego orgânico, construindo uma audiência engajada e qualificada para sua empresa! Sendo bem executado, ele cria uma audiência compradora e te permite depender cada vez menos de investimentos em mídia paga para atrair novos clientes.

Com a internet, as pessoas passaram a consumir apenas aquilo que as interessa, dentro desse contexto é que se encaixa o marketing de conteúdo. Ele está ligado com a atração de clientes por meio da distribuição de conteúdo de qualidade. Através da produção de conteúdo, muitos consumidores podem vir a conhecer e confiar na sua marca, se tornando clientes da sua empresa.

Existem vários canais para a distribuição de seus conteúdos, sendo que o carro-chefe é o blog, mas outras opções podem ser muito interessantes também e trazerem um bom retorno em termos de estratégia. Vamos listar alguns canais que podem ser utilizados.

Blog

O blog é uma das plataformas mais interessantes por ser exclusiva e não haver competição pela atenção do usuário, como em outros canais. Aqui podemos apresentar conteúdos mais completos e pode-se realizar uma personalização total da ferramenta utilizada.

E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma boa ferramenta para alcançar a audiência e entregar conteúdo de qualidade, atraindo o público. Contudo, é preciso um bom planejamento, já que o consumidor pode receber dezenas de e-mails por dia e o seu deve chamar a atenção.

Vídeos

Vídeos são ótimas formas de atrair a atenção do público e gerar engajamento, já que muitas vezes, traz um sentimento de intimidade e constrói relacionamentos. Entretanto, mais uma vez, é preciso ter um cuidado extra com o conteúdo e a qualidade dos vídeos.

E-books

Os livros online são uma forma de repassar conteúdos mais complexos e aprofundados, sendo extensos demais para publicação em blogs. Além disso, os e-books permitem a inserção de links de direcionamento, o que pode ser uma boa estratégia para captação de leads.

Redes sociais

As redes sociais são uma das maneiras mais eficazes de alcançar o público, já que os usuários dessas plataformas tendem a aumentar. Uma boa estratégia considera suas personas e as redes mais adequadas para o seu negócio.

Para finalizar, vale lembrar: Não basta criar um conteúdo, também é preciso ter qualidade, ter consistência e estar alinhado com a estratégia de marketing da sua marca.

Quando falamos em Marketing de Conteúdo, o aumento de vendas é algo natural, afinal de contas, existirá a atração de vários consumidores com um interesse em suas soluções, produtos e serviços. Além disso, com o passar do tempo e o aumento da autoridade de sua marca na Internet, mais consumidores começarão a confiar nela e se tornarão promotores, repassando a sua mensagem para outros clientes em potencial.