O ano de 2024 está batendo na porta, acompanhado de diversas datas que prometem impulsionar o comércio. Você já está se preparando para isso? Afinal, essas datas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas e ter bons resultados financeiros durante todo o ano.
No entanto, para dar tudo certo e aproveitar aquelas que têm tudo a ver com seu negócio, você precisa começar a se planejar com antecedência. Para te ajudar reunimos as datas comemorativas mais importantes para o varejo.
Quer aprender como transformar estes dias em oportunidades de venda? Então, confira todas as dicas que separamos para você.
Janeiro - Aposte em promoções e descontos para movimentar o mês
O começo do ano é um período marcado como um mês “lento” para o comércio, mas é possível encontrar boas oportunidades usando a criatividade. Esse pode ser o momento mais oportuno para colocar produtos parados no estoque à venda, com descontos atrativos. Um cupom de desconto ou valores mais amigáveis para a entrega (quem sabe um frete grátis?), também podem instigar o seu cliente a fazer uma compra.
Fevereiro - Em ritmo de carnaval
Não se fala em outra coisa quando fevereiro chega, não é? É o mês do Carnaval, uma das maiores festas brasileiras, que pode resultar em oportunidades para muitos nichos. Ess mês também marca o final das férias escolares, e conta com a comemoração de Valentine‘s Day, a data dos apaixonados. Em 2024, o carnaval será dia 12 de fevereiro.
Março - Aproveite as oportunidades de algumas datas especiais
Depois que fevereiro passa, a vida começa a “voltar ao normal”. Essa é a hora de colocar mais energia nas campanhas comerciais do seu negócio, especialmente porque é um mês repleto de datas importantes: Dia Internacional da Mulher (08/03), Dia do Consumidor (15/03) e Páscoa (31/03). Ou seja: é o período perfeito para vender mais.
Abril - Eu ouvi frete grátis?
Você certamente já percebeu que condições de frete mais interessantes atraem mais clientes, não é? Agora, imagine o que o Dia do Frete Grátis (26/04) pode fazer para o seu negócio. Apesar de não ser o mês com muitas datas comemorativas, abril oferece essa supervantagem para os e-commerces. Portanto, se você trabalha com vendas on-line, aproveite!
Mães - Elas merecem!
Não tem para ninguém: apesar de ter outras datas estratégicas, o destaque do mês de maio é do Dia das Mães (12/05), um dos dias mais importantes para o comércio. Foque suas estratégias para as vendas relacionadas com essa data especial.
Junho - É tempo de celebrar o amor
Chegamos ao meio do ano! Esse é um momento estratégico para rever os resultados das datas comemorativas dos meses passados. Dessa forma, você pode conferir o que funcionou e aprimorar as ações que não trouxeram o retorno desejado. Junho também é o mês de datas importantes, como o Dia dos Namorados (12/06) e Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28/06). Preparado para ter um boom nas vendas? Esse é um mês especial para diversos nichos.
Julho - Use a criatividade e promoções
Este não é um mês forte para o comércio, e não possui datas muito estratégicas, em geral. O dia avós (26/07), é uma das datas mais propícias para as vendas nesse mês. Que tal pensar em alguma estratégia promocional para dar uma movimentada nas vendas de julho?
Agosto - Presentinhos para os papais
Falou em agosto, pensou em Dia dos Pais (11/08). Verdade, não é? Essa é outra data crucial para o varejo, e uma das responsáveis por aumentar o faturamento de empresas dos mais variados setores. Dica extra: Fique de olho no estoque! As datas mais comerciais costumam movimentar bastante o varejo, e se você não tem produto o suficiente para atender a demanda, pode acabar perdendo vendas. Portanto, fique de olho nos itens que precisam ser repostos e faça as compras com antecedência!
Setembro - Cliente em foco
A data mais marcante de setembro é o dia do cliente (15/09). Nada como um dia especial como esse para fazer ações criativas e aumentar as vendas, não é? E o melhor de tudo: essa é uma data democrática, afinal, todo negócio tem clientes! Para esse dia, uma boa dica é apostar nos brindes para surpreender e fidelizar. Se no momento não for viável fazer grandes investimentos, envie ao menos uma mensagem para seus clientes. O segredo é não deixar a data passar em branco!
Outubro - Começando o último trimestre
O destaque de outubro para o varejo é o Dia das Crianças (12/10). Essa data marca o começo do último trimestre do ano para o comércio, e é uma data muito importante em termos de vendas.
Novembro - Black November, Black Week e Black Friday
Quando novembro chegar, é crucial que sua empresa já esteja com tudo encaminhado para um dos melhores momentos para as vendas no varejo: a Black Friday. Diversos clientes passam o ano esperando o último trimestre para aproveitar promoções e adquirir os produtos desejados por preços especiais. Então, para fazer bonito, é preciso estar com o planejamento nos trinques!
Se você quer aproveitar a Black Friday (29/11) para dar um boom no seu faturamento, não dá para brincar: é preciso conferir estoque, ajustar falhas na logística, prestar um bom atendimento ao cliente e, claro, fazer um planejamento financeiro para estudar os possíveis descontos e defini-los. Um ponto indispensável para essa data é a transparência. Só divulgue promoções realmente interessantes. Caso contrário, o cliente pode se sentir enganado, e essa simples ação pode colocar a imagem da sua empresa em risco.
Dezembro - Ho ho ho
Final do ano! Até aqui, esperamos que seu negócio já tenha faturado bastante e esteja crescendo como nunca. Porém, lembre-se que ainda não acabou: as comemorações de final de ano são verdadeiras oportunidades para bater (ou ultrapassar) as metas comerciais da sua empresa. Afinal, ainda tem Natal e Ano Novo à vista.
Lembre-se que no final do ano não há mais espaço para erros logísticos: os clientes precisam e desejam receber os produtos o mais rápido possível. Portanto, faça os ajustes necessários para garantir que tudo caminhe conforme o planejado.