Utilizar copy para vendas faz parte do dia a dia de quem tem loja online. Simplificando, copy é o texto desenvolvido para convencer a pessoa leitora a realizar determinada ação, como uma compra ou um cadastro em uma newsletter, por exemplo.
As técnicas de copy para vendas envolvem desde gatilhos mentais até técnicas mais específicas para posicionamento de páginas em mecanismos de buscas, e são essenciais para o sucesso da sua loja virtual.
Copy para vendas: o que é e onde pode ser utilizada?
Para aprender tudo, vamos do início: copy para vendas nada mais é do que processo de escrever textos persuasivos e convincentes com o objetivo de promover um produto, serviço ou ideia. O objetivo final, que se espera atingir com uma copy bem escrita e estruturada, é que o leitor realize uma ação. Esta, por sua vez, pode ser a compra de um produto, cadastro em um formulário, uma avaliação, entre outros.
Copy para vendas vem de Copywriting, um termo em inglês para se referir à produção de textos persuasivos. Aliás, escrever copy para vendas funciona muito em landing pages, e-mails marketing, descrição de produtos em e-commerces, entre outros pontos de contato com o consumidor.
Para nunca mais errar: copywriter é a pessoa especializada em escrever textos voltados para conversão, mas não é o mesmo que um redator. São duas funções similares, que trabalham com escrita, mas com finalidades diferentes. O redator é o profissional especializado em textos longos, não necessariamente voltados para a conversão: podem ser informativos, opinativos ou subjetivos.
4 técnicas para fazer uma copy para vendas de alta conversão
Ao criar uma copy para vendas, é importante entender o público-alvo da loja virtual, conhecer as necessidades, desejos e dores dessas pessoas, e adaptar a linguagem e o tom de voz de acordo com o perfil do cliente. Além disso, a copy deve ser clara, direta e convincente, transmitindo uma mensagem persuasiva que impacte os leitores e auxilie na tomada de decisão.
Existem 4 técnicas muito utilizadas para escrever copy de vendas que funcionam. Veja os detalhes de cada uma a seguir:
1. Gatilhos mentais
São frases e termos de impacto que geram um tipo de gatilho no leitor. Os mais comuns são:
> Escassez:
Indicar que há uma quantidade limitada de produtos disponíveis ou que a oferta é por tempo limitado. Por exemplo: “Oferta válida apenas hoje! Últimas unidades disponíveis!”
> Urgência:
Criar um senso de urgência para motivar o público a agir imediatamente. Por exemplo: “Compre agora e aproveite essa oferta exclusiva por tempo limitado!”
> Reciprocidade:
Oferecer algo de valor gratuitamente, criando um sentimento de reciprocidade no público. Exemplo: “Baixe nosso e-book exclusivo gratuitamente!”
> Curiosidade:
Despertar a curiosidade do público, fazendo com que queiram saber mais sobre o produto ou serviço. Exemplo: “Descubra como este produto mudou a vida dos nossos clientes!”
> Garantia:
Oferecer uma garantia sólida e segura para transmitir confiança ao público. Exemplo: “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!”
> Exclusividade:
Destacar que a oferta é exclusiva e não está disponível em outros lugares. Exemplo: “Apenas para compras no site oficial!”
2. Storytelling
Junto com o branding da marca, o storytelling é um dos pontos mais importantes na hora de desenvolver copy para vendas da sua loja. Storytelling é a ação de contar a história do produto ou serviço, ou da marca como um todo, de maneira estruturada, com apelos emocionais e que gere conexão com o público-alvo.
Por exemplo: se a sua loja é especializada em joias folheadas, o storytelling dos seus produtos pode falar sobre como cada produto é “pensado e desenvolvido por profissionais apaixonados pela beleza das joias e seus significados”.
3. Prova social
Utilizar depoimentos, avaliações ou casos de sucesso como parte da copy de vendas demonstra que outras pessoas estão satisfeitas com aquilo que você vende.
Em outras palavras, a prova social é um ótimo meio para gerar autoridade para a marca, reforçando os valores que ela defende e como o público que consome seus produtos ou serviços está feliz com a experiência.
Experimente enviar pesquisas de satisfação após cada compra para coletar esses depoimentos, ou crie campanhas nas redes sociais, por exemplo.
4. SEO
A técnica de SEO – Search Engine Optimization – também pode e deve ser utilizada no desenvolvimento de copy para vendas.
SEO significa Search Engine Optimization, ou, em outras palavras, a estratégia de criar textos e conteúdos pensados para trazer bons resultados nos mecanismos de busca. Por isso, é tão fundamental que a descrição de produtos seja pensada para que eles também apareçam nas pesquisas orgânicas do Google.
Para utilizar essa técnica na criação de copy para vendas, vale pesquisar sobre as palavras-chave do seu negócio e incluir essas palavras na descrição dos produtos.
4 métodos de copy para vendas
Lembra quando falamos que escrever copy para vendas é mais sobre técnica do que criatividade? Agora é hora de ver com os próprios olhos.
Separamos 4 métodos comuns utilizados no desenvolvimento de copies para vendas, com detalhes de cada um e exemplos de como utilizar:
1. Método AIDA para copy
A sigla AIDA representa as etapas de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse método tem como objetivo chamar a atenção do público, despertar o interesse pelo produto ou serviço, gerar o desejo pelo que se está oferecendo e, por fim, incentivar a ação de compra.
Exemplo: “Ganhe destaque na praia com nossos biquínis exclusivos. Feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos, eles realçam suas curvas e proporcionam conforto incomparável. Escolha o seu agora e aproveite o verão com confiança e elegância. Com estoques limitados, não perca tempo. Compre já!”
2. Método PAS para copy
O método PAS representa as etapas de Problema, Agitação e Solução. Esse método busca identificar um problema que o público esteja enfrentando, agitar as emoções em torno desse problema e, em seguida, apresentar uma solução que resolva o problema.
Exemplo: Cansou de biquínis comuns que não valorizam suas curvas? Experimente nossos biquínis exclusivos, feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos. Ganhe a confiança que você deseja ter na praia. Garanta já o seu modelo exclusivo!
3. Método FAB para copy
A sigla FAB representa as características do produto (Feature), as vantagens que elas oferecem (Advantages) e como esses benefícios atendem às necessidades do público (Benefits). Ou seja, esse método busca destacar as características e benefícios do produto ou serviço de forma clara e convincente.
Exemplo: Nossos biquínis exclusivos são feitos com tecidos luxuosos e estilos modernos, realçando suas curvas e proporcionando conforto. Vá para a praia com confiança. Adquira já o seu modelo exclusivo!
4. Método BAB para copy
Esta técnica de copy para vendas é um acrônimo para Before (antes), After (depois) e Bridge (ponte). Assim, a grande vantagem do método BAB é que ele é muito fácil de aplicar e pode ser usado por quem está começando no assunto.
Nele, você deve apresentar um problema, mostrando o seu impacto negativo. Em seguida, mostre um cenário em que essa dor foi resolvida. Por fim, a solução para esse problema funciona como uma ponte, conectando o cenário antes e depois.
Exemplo: Biquínis convencionais não se adaptam a todos os corpos e causam desconforto na hora de curtir a praia ou a piscina. Agora imagine um biquíni feito sob medida para você, que realça suas curvas e não causa incômodo! É só clicar aqui para conferir os nossos biquínis exclusivos e artesanais.
Agora que você já sabe como criar copy para vendas que realmente convertem, já pode adequar as técnicas e os métodos para a sua loja virtual! Mas não esqueça, analise os dados do seu e-commerce para criar a copy para vendas com gatilho de urgência e gerar promoções nos produtos menos vendidos, por exemplo. Outro detalhe importante é destacar as dores do cliente que o seu produto resolve e deixar o mais claro possível dentro da copy.
Utilizar copies que convertam não é uma ciência exata, você pode e deve testar modelos, técnicas e novos gatilhos para que sua loja converta mais!