Você cadastrou todos os produtos, seu e-commerce está online prontinho pra vender muito, mas você não sabe por onde começar a divulgar a loja virtual?
É sobre isso que falaremos por aqui. Veja essas dicas e aprenda a divulgar a sua loja virtual nos diversos canais disponíveis e aumentar a visibilidade da sua marca. Estamos com você nessa missão, vamos começar?!
Considere o funil de vendas clássico
O topo do funil se chama descoberta, e é o momento em que o futuro cliente toma conhecimento da loja virtual ou de um produto específico.
Essa descoberta pode acontecer por diferentes meios, mas os mais comuns são através do resultado de uma busca ativa ou pelo impacto de um anúncio pago, direcionado para o perfil daquela pessoa.
Uma vez que você compreende isso, fica claro que divulgar a loja virtual por esses meios é a ação necessária para que a sua loja seja descoberta e atinja novos públicos – com potencial para se tornarem clientes.
Cada canal de divulgação possui funcionalidades específicas e maneiras de aprimorar os resultados de alcance da loja virtual, e vamos explicar alguns dos principais a seguir.
> Divulgar loja virtual no Google
Você quer que a sua loja virtual e seus produtos apareçam nos resultados de pesquisa do Google, né? Para isso acontecer, você precisa criar estratégias e seguir os passos abaixo:
- Utilize técnicas de SEO
As técnicas de otimização para mecanismos de busca, ou SEO (Search Engine Optimization), ajudam a posicionar a loja virtual a partir do uso de palavras-chave, imagens leves, elementos de carregamento rápido e vários outros pontos do site.
- Registre produtos no Google Shopping
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e aparece uma aba chamada Compras? Essa é a nova apresentação do Google Shopping. Com uma conta no Google Ads, é possível integrar o feed de produtos da sua loja virtual na ferramenta. Assim, seus produtos se tornam disponíveis nas pesquisas dos usuários.
- Faça anúncios no Google Ads
Fazer publicidades no Google Ads, a plataforma de anúncios do Google, expande o alcance da loja virtual e tem maior propensão a atingir o público certo para o que você vende. É importante segmentar bem o público nas suas campanhas, assim você garante que os seus anúncios vão aparecer para as pessoas certas, que realmente têm interesse na sua marca.
> Divulgar loja virtual nas redes sociais
As redes sociais são essenciais para complementar a estratégia de divulgação da loja virtual. Isso porque elas são ótimas para alcançar novos públicos, tanto de maneira orgânica, quanto por meio de anúncios. Confira como:
- Utilize a ferramenta de marketplace
No Facebook e no Instagram, por exemplo, existe o recurso de marketplace – no Instagram, se chama Compras.Compartilhe os produtos da loja virtual integrando o feed com a divulgação no marketplace para atingir novas pessoas.
- Explore o Instagram
Para divulgar a sua loja virtual no Instagram, primeiro você precisa ter um perfil comercial, com uma biografia clara e informativa, incluindo um link para o site. Em seguida, publique conteúdo visualmente atraente, como fotos de produtos, vídeos curtos e outros formatos, além de usar hashtags relevantes para aumentar a visibilidade das suas postagens. Uma boa ideia para divulgar sua loja é considerar parcerias com influenciadores no seu nicho de mercado para ampliar o alcance da sua marca. Por fim, mas ainda mais importante: utilize os recursos de compras no Instagram, como o Instagram Shopping, para facilitar a compra direta pelos seus seguidores.
- Crie anúncios pagos
Os anúncios pagos nas redes sociais são maneiras de segmentar o público para compartilhar conteúdos mais assertivos. Com os ajustes de dados demográficos, preferências de conteúdo e comportamento na rede social, a divulgação da loja virtual nas redes sociais têm maiores chances de atingir as pessoas certas para converter novas vendas.
> Divulgar loja virtual no WhatsApp
Utilizado por 93% dos brasileiros, o WhatsApp merece um tópico só para ele. Para divulgar a loja virtual no WhatsApp, existem alguns caminhos possíveis:
- Criar uma conta no WhatsApp Business
Para centralizar os contatos, ter acesso a funcionalidades exclusivas como catálogo de produtos e profissionalizar o canal.
- Utilizar listas de transmissão
Para disparar mensagens a contatos segmentados, através da criação de etiquetas.
- Publicar imagens na aba Status
A funcionalidade permite o compartilhamento de textos, fotos, vídeos e animações em formato .gif, que ficam disponíveis por 24 horas e podem ser vistos por todos os contatos.
Para utilizar o WhatsApp na divulgação da loja virtual, é preciso ter uma base de contatos dos clientes e a permissão para enviar mensagens – importante incluir uma caixa de seleção para que o cliente possa se cadastrar na sua loja virtual.
7 dicas de boas práticas no marketing digital para divulgar sua loja virtual
1. Esteja nos canais certos
Mais do que estar em todas as redes sociais, o que faz diferença mesmo é estar nos canais certos para o público que você tem interesse em atingir para a sua loja virtual. Identifique quais são as plataformas de rede social com maior atividade do público-alvo, como Facebook, Instagram, TikTok e demais possibilidades, e adapte sua estratégia de conteúdo para cada uma delas.
Dica extra: pesquise sobre os melhores formatos de conteúdo para cada uma das redes sociais escolhidas e faça adequações para ter melhores resultados em alcance. Por exemplo: se no Facebook, uma publicação estática tem um bom desempenho, siga a mesma temática e crie um vídeo curto para o Instagram Reels.
2. Interaja com o seu público
A interação com o público ajuda a construir relacionamentos e cultivar a confiança das pessoas na sua loja. Ao seguir um plano de divulgação para redes sociais, é esperado que a sua loja receba mais interações. Por isso, reserve um tempo diário para responder comentários, mensagens diretas e avaliações nas redes sociais e em outros canais de comunicação. A atenção investida nas interações demonstra cuidado com os clientes e pode resultar em uma experiência mais positiva para eles.
Dica extra: sua loja recebeu uma menção no Instagram Stories de um cliente satisfeito compartilhando o produto recebido? Faça um repost com uma mensagem de agradecimento.
3. Participe de datas comemorativas
Aproveite as datas comemorativas do comércio para impulsionar as campanhas de marketing da sua loja virtual. Com o mote da data – exemplo: Dia dos Namorados – crie artes, textos e promoções especiais que sejam atrativas e, principalmente, compartilháveis.
4. Invista em anúncios pagos
Mencionamos que investir em anúncios pagos é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade da sua loja virtual. As plataformas de anúncios como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads possuem ferramentas para segmentar o público-alvo com precisão e alcançar mais pessoas com potencial para se tornarem clientes.
Dica extra: antes de criar anúncios ocultos, chamados de darkposts, acompanhe o desempenho orgânico das publicações e invista no impulsionamento das que apresentarem melhores resultados.
5. Não esqueça do e-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma ferramenta ótima para engajar clientes e promover produtos. Com um assunto atrativo no e-mail, as chances de abertura e clique se tornam ainda maiores. Mantenha uma lista de contatos atualizada e segmentada dos clientes existentes da sua loja e envie regularmente campanhas de e-mail com conteúdo relevante, como novos lançamentos, promoções e conteúdo exclusivo. Personalize as mensagens sempre que possível para aumentar a taxa de abertura e conversão.
Dica extra: disponibilize na loja virtual um espaço para cadastro na newsletter, aumentando a coleta de e-mails para a lista de clientes e possíveis clientes.
6. Desenvolva um blog
O blog é uma alternativa para atingir novos públicos de maneira orgânica, porque permite o desenvolvimento de textos ricos e com aplicação de técnicas de SEO. Quanto mais útil for o conteúdo, maiores são as chances de receber uma boa pontuação do Google e demais mecanismos de busca e, como consequência, aparecer para mais pessoas.
Dica extra: não sabe sobre o que escrever? Pesquise os produtos da sua loja virtual no Google e analise o que aparece na sessão “As pessoas também perguntam”. Comece escrevendo para responder às perguntas
7. Atualize os conteúdos do site
Parte do uso de SEO também envolve atualizar o conteúdo que já existe no site, para que esteja sempre novo e relevante. Isso vale para textos, títulos, descrições e, também, imagens.
Dica extra: confira qual é o formato e o peso das imagens e artes estáticas utilizadas no site. Se necessário, faça a conversão das imagens para .webp ou .png comprimido para que tenha um melhor desempenho.
Com essas dicas, agora você sabe como divulgar sua loja virtual e atrair mais visitas. Desde que tudo seja executado de maneira consistente e relevante, é possível alcançar mais resultados e gerar novas vendas.