Minha loja virtual não vende. O que fazer?
Essa é a realidade de muitas lojas virtuais. E se tem uma verdade que merece ser dita é que não basta apenas ter a loja para vender. Sim, assim como “nada cai do céu”, suas vendas também não acontecerão se você cometer alguns erros.
Para te ajudar a analisar melhor os fatores do seu insucesso, vamos deixar aqui alguns dos motivos que podem ser analisados e melhorados para alavancar sua experiência de venda por meio da loja virtual.
Motivo 1: Você quer vender para todo mundo.
Você acaba sendo genérico em toda a comunicação que cria para sua loja e acaba não conversando com um público definido. Fato que reduz a sua efetividade na hora de fazer sua venda. Para resolver esta situação defina o público-alvo e foque todos os seus esforços em vender muito bem para ele.
Motivo 2: Você é só mais um na internet.
É muito importante ter diferenciais para poder chamar a atenção dos consumidores. Sem isso você entrará em uma briga de preço e este pode ser o primeiro ponto da falência do seu e-commerce.
Motivo 3: Você não validou sua ideia.
Não pule a etapa de validação do negócio. Antes de você investir todas as suas economias em um novo e-commerce para vender seus produtos, é importante validar vários pontos: Existe procura online? Seu prazo de entrega será compatível com as necessidades do cliente? Seus clientes estão dispostos a pagar o frete?
Motivo 4: Você não quebra as objeções do seu cliente.
Cliente com dúvidas não compra. É recomendado que os produtos tenham descrições mais detalhadas, para esclarecer todas as possíveis dúvidas dos clientes. As equipes de vendas e SAC são ótimas referências para coletar as dúvidas dos clientes e respondê-las em seu e-commerce.
Motivos 5: Você não está investindo em marketing.
Não é raro encontrar empreendedores que não reservam uma verba para o marketing. Fato que dificulta novas lojas serem encontradas na internet. Reserve uma parte do seu caixa para investir em marketing digital, pois existem várias opções que, a custo baixo, fazem você já começar a trazer visitantes para sua loja e, então, a gerar novas vendas.
Motivo 6: Você tem uma oferta ruim.
A sua loja virtual pode ser a mais bonita de todas e o preço dos seus produtos ser competitivo, porém, na hora em que o cliente calcula o frete, ele é mais alto que o dos concorrentes ou não tem um meio de pagamento confiável. Então, você tem uma oferta ruim. A sua oferta vai além do preço. Você precisa analisar a compra como um todo e comparar com seus concorrentes. Nos pontos em que você fica em desvantagem, é importante correr atrás para melhorar.
Motivo 7: Você tem problemas técnicos.
Não basta testar sua loja apenas no seu computador. Atualmente, os acessos por celular já superam, em diversos nichos, os acessos via desktop. Se sua loja não está preparada para funcionar em smartphones, você pode estar perdendo muitas vendas.
Motivo 8: Você não está atendendo bem os clientes.
Muitos clientes ficam com dúvidas durante suas compras e querem falar com você, mas, se a comunicação não é efetiva, o cliente vai embora e compra em outra loja que o ajude. Em se tratando de atendimento, não podemos esquecer da importância do pós-venda para a retenção dos clientes.
Esperamos que essas dicas te ajudem a identificar e evitar problemas em sua loja virtual!