Pare de cometer esses 5 erros na jornada de compra do seu cliente

Você sabia que a falta de vendas pode não ser sinônimo de desinteresse dos clientes. Às vezes, alguma parte da jornada de compra que você criou está com grandes problemas. Por isso, a jornada de compra precisa ser clara, fluida e focada no teu cliente. Qualquer falha nesse caminho é motivo para ele desistir.

Neste artigo, vamos destacar alguns dos erros mais comuns que as empresas acabam cometendo na jornada de compra de seus clientes. Mas calma aí. Lembra que tudo isso tem solução. E o melhor, pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença no seu faturamento.

Erro 1: Falta de clareza na oferta

Se o cliente está confuso no site ou atendimento, já está perdendo oportunidades. Tudo o que deixa o cliente em dúvida faz com que ele tome a decisão de desistir da compra com mais frequência. Seja claro, direto e mostre o valor real. Ninguém gosta de se sentir “enrolado”, muito menos o seu cliente.

Erro 2: Falta de experiência personalizada

Cada cliente deve ser tratado de uma forma e em seu meio de preferência. Seu cliente precisa ter certeza que essa solução é feita pra ele. Quando os clientes sentem que suas necessidades e preferências são compreendidas e atendidas, eles têm uma experiência mais positiva com a marca. Clientes satisfeitos tendem a ser mais leais. A personalização ajuda a construir um relacionamento mais profundo com os clientes, incentivando-os a escolher sua marca repetidamente.

Erro 3: Processos muito complexos

Se para fechar a compra seu cliente precisa passar por várias etapas e esperara muitos dias, você perde esse negócio. Agilidade é tudo! O processo de checkout, por exemplo, está diretamente ligado com a experiência do consumidor. Por isso, na hora de finalizar a compra, todos eles buscarão informações claras em pouquíssimas etapas e com uma estrutura que passe credibilidade. Tudo isso, acarreta em uma segurança pessoal no cliente e faz com que ele efetive a compra. 

Erro 4: Falta de suporte rápido

Suporte demorado espanta qualquer um. Se não resolver o problema, a situação piora. Respostas rápidas e assertivas são a chave. Um suporte rápido e de qualidade possibilita menores transtornos, uma vez que resolve as situações de forma mais ágil e eficaz. Um bom suporte permite não apenas evitar problemas que impactem negativamente o cliente, mas também passam uma imagem positiva e confiável para a empresa.

Erro 5: Esquecer o cliente depois da venda

Não adianta vender e sumir. Continue o relacionamento e veja com o cliente como você pode melhorar ainda mais seus processos. Engana-se quem pensa que o relacionamento com o consumidor deve acabar quando um negócio é fechado. Na verdade, é o contrário. É justamente depois de concluir a venda que a empresa deve investir em ações para reter e fidelizar esse consumidor. Ter uma boa estratégia de pós-vendas pode ser um grande diferencial frente aos seus concorrentes, fazendo com que o seu negócio seja lembrado pelos consumidores por conta da boa experiência que oferece.

Se você quer ajuda para corrigir essa jornada na sua empresa e escalar o seu negócio, já sabe, né? Conte com as soluções da Macro em fotografia profissional de produtos e plataforma de e-commerce.